Confira no Baú do Assaf: De Artemio Franchi até Confederações

Escrito por

O Brasil promove a Copa das Confederações da Fifa pela primeira vez na história. Começa hoje e vai até o dia 30, em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Brasil, Itália, Japão e México estão no Grupo A. Espanha, Nigéria, Taiti e Uruguai integram a chave B. Será a 11ª edição do torneio, sete deles organizados pela Fifa.

A origem está na extinta Copa Artemio Franchi, disputada pela primeira vez em 1985, em Paris, com a partida em que a campeã da Europa, a França, derrotou o Uruguai, que era o detentor da Copa América, por 2 a 0. Em 1992, a principal entidade do futebol, roubou a ideia e promoveu a sua primeira Copa das Confederações, em Riad, capital da Arábia Saudita. Participaram quatro seleções. Na decisão, a Argentina, sem Diego Maradona, fez 3 a 1 no time da casa.

Mas Argentina e Dinamarca ressuscitaram a Copa Artemio Franchi em 1993, em um confronto único, em Mar del Plata. A seleção sul-americana venceu a europeia por 5 a 4, nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação. A partir de 1995, no entanto, todas as edições seriam oficialmente realizadas pela Fifa. Nessa ocasião, deu Dinamarca, com 2 a 0 sobre a Argentina, também em Riad.

O Brasil participou enfim pela primeira vez em 1997, como campeã continental, e faturou o título, com 6 a 0 na Austrália, com direção de Mário Jorge Lobo Zagallo. Mais uma vez a sede foi em Riad. O time? Dida, Cafu, Aldair, Júnior Baiano e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Juninho Paulista e Denílson; Romário e Ronaldo. Em 1999, o México, dono da casa, venceu o Brasil por 4 a 3, no Azteca.

Brasil arrasa Argentina em 2005

A partir de 2001, a Copa das Confederações passou a ser realizada no país-sede da Copa do Mundo do ano seguinte. A daquele ano foi na Coréia do Sul e no Japão. O Brasil caiu nas semifinais, com derrota de 1 a 0 para a Austrália, e a França conquistou a taça, vencendo o Japão por 1 a 0 na decisão. Obedecendo a um espaço de dois anos, o torneio voltou a ser disputado em 2003.

A França bancou e ganhou o bi, com 1 a 0 sobre Camarões, no Estádio Saint-Denis. O Brasil recuperou enfim o título em 2005. Chegou a perder de 1 a 0 do México e empatar por 2 a 2 com o Japão. Mas superou a anfitriã Alemanha, 3 a 2 nas semifinais, e arrasou a Argentina, 4 a 1 na decisão, marcando Adriano (2), Kaká e Ronaldinho Gaúcho, descontando Pablo Aimar.

Curiosidades

A última Copa das Confederações aconteceu em 2009, na África do Sul. O Brasil voltou a faturar: 3 a 2, sobre os EUA, em virada espetacular. Dempsey e Donovan enfiaram 2 a 0 em 27 minutos. Mas Luis Fabiano marcou duas vezes e o zagueiro Lúcio fez o gol da vitória.

Somando todas as 10 edições, são três títulos de Brasil e França, dois da Argentina, e um de Dinamarca e México. Mas nos torneios promovidos pela Fifa, o Brasil lidera. A França fica com dois títulos, Dinamarca e México com um cada. E agora, por aqui, como será?

Siga o Lance! no Google News