menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Convocação da Seleção de beach soccer deixa de lado polêmica entre entidades


Escrito por

A CBF ignorou a polêmica com a Confederação Brasileira de Beach Soccer e anunciou, nesta segunda-feira, a convocação da Seleção Brasileira de beach soccer para a Copa do Mundo do Taiti, entre 18 e 28 de setembro. A entidade, porém, não divulgou se houve um acordo com a CBBS, que também não se pronunciou após a divulgação da lista.

Segundo Andrey Valério, técnico da Seleção pela CBBS, as entidades podem ter costurado um acordo. O treinador informou ao LANCE!Net que não foi oficialmente avisado de nada, mas revelou um encontro entre as partes.

- Houve uma conversa entre o Ricardo Ribeiro (vice-presidente da CBBS) e o Flaviano (Luiz Flaviano Furtado), representante de beach soccer da CBF. Eu estou aguardando a decisão da CBBS, se falarem para respeitar a CBF, eu respeito e abro mão da minha condição de técnico - disse Andrey.

A convocação da CBF pede que os atletas se apresentem nesta quinta-feira (8). A delegação partirá para um período de treinos em Vitória (ES) e no dia 4 de setembro o técnico da CBF, Júnior Negão, vai definir os 12 atletas que vão ao Mundial. Para o defensor Daniel, um dos convocados, a lista deveria ter saído mais cedo:

- A convocação foi feita muito tarde. Esse problema todo (entre CBF e CBBS) afetou os jogadores. Nós vamos representar o Brasil lá e tinhamos que ter um tratamento muito melhor - disse o atleta do Flamengo, ao L!Net.

Daniel confirmou que vai se apresentar à CBF, até porque a CBBS adiou a apresentação de sua convocação (feita no dia 18 de julho), mas lembrou que os atletas estão confusos e esperam por um esclarecimento melhor na apresentação:

- A CBBS não informou nada oficialmente quando fez a sua lista e eu sequer sabia o dia da apresentação da convocação deles. A CBF entrou em contato após a convocação e inclusive já enviou as passagens para o Espirito Santo. Não sabemos de nada concreto, só vamos saber quando nos apresentarmos à CBF.

No Mundial do Taiti, a Seleção Brasileira vai buscar voltar a ser campeã do mundo, já que em 2011, em Ravenna, na Itália, o Brasil foi vice-campeão após derrota para a Rússia. Antes, o Brasil venceu em 2006, 2007, 2008 e 2009, sendo tetracampeão da Copa do Mundo Fifa de beach soccer.

Entenda o caso

No dia 8 de julho a CBF divulgou uma nota declarando que passaria a ser a administradora da Seleção Brasileira de beach soccer, que até então estava a cargo da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), que inclusive já havia anunciado Andrey Valério como o técnico da equipe nacional. Porém, ao fazer o anúncio, a CBF confirmou Junior Negão como o treinador do Brasil.

A CBF encontrou respaldo em uma resolução da Fifa que reconhece apenas a entidade como administradora do futebol, e todas as suas vertentes, no país. Em contato com L!Net por e-mail, a Fifa confirmou que reconhece apenas a CBF no país.

Desde então, a CBBS reivindica a gestão da Seleção, pedindo que continue sendo feito com o beach soccer o mesmo que é realizado no futsal, que é administrado pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

No dia 18 de julho, a Confederação de beach soccer anunciou a convocação da Seleção mesmo após a CBF ter assumido a gestão. Sem uma definição no imbróglio, já que a CBF não reconheceu a convocação da Confederação, a CBBS adiou a apresentação dos atletas no dia 29 e ficou de buscar uma solução.

A CBF então anunciou a convocação nesta segunda-feira (5), sem divulgar se houve um acordo ou não entre as partes.

Convocação da CBF para o Mundial

Goleiros: Cesinha (Vasco da Gama/RJ), Mão (Corinthians/SP) e Leandro (Botafogo/RJ)
Defensores: Daniel (Flamengo/RJ), Fernando DDI (Sport Recife/PE), Bueno (Vasco da Gama/RJ) e Betinho (Vasco da Gama/RJ)
Alas: Bruno Xavier (Vasco da Gama/RJ), Jorginho (Vasco da Gama/RJ), Eudin (Sampaio Correa/MA), Datinha (Sampaio Correa/MA), Rafinha (Flamengo/RJ), Bokinha (Vasco da Gama/RJ) e Sidney (Botafogo)
Atacantes: Anderson W. (Desportiva/ES), André (Corinthians/SP), Benjamin (Flamengo/RJ) e Bruno (Rio Branco/ES)
Técnico: Júnior Negão

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter