menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Derrota e apatia no Mato Grosso fazem ecoar insatisfação da Fiel torcida


Escrito por

Acabou a paciência da torcida do Corinthians com a falta de agressividade da equipe, que, apesar de figurar no G4 e ter a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, tem um dos piores ataques da competição.

A gota d'água foi a derrota por 1 a 0 para o Luverdense pela Copa do Brasil, na quarta-feira. O revés em Lucas do Rio Verde (MT) para uma equipe da Série C provocou revolta nos torcedores, principalmente pela apatia da equipe, que só não perdeu de mais porque o adversário não teve qualidade para transformar as chances criadas em gols nos 90 minutos.

No decorrer da partida e, principalmente, após o apito final houve reclamações nas redes sociais, como Twitter e Facebook. A bronca foi geral. E ninguém escapou. Nem mesmo o multicampeão Tite, acusado de retranqueiro por causa da falta de gols. A derrota deixou o clima pesado no clube e o CT pode virar até alvo de protestos entre sexta-feira e sábado.

É impossível negar ainda que o selinho de Emerson Sheik em um amigo, três dias antes da derrota para o adversário da Terceirona, ajudou a tornar o ambiente mais tenso. Não há quem negue internamente que o "gesto contra o preconceito" foi desnecessário e protagonizado em um mau momento. Apesar disso não influenciar dentro de campo, externamente aumentou a pressão.

A insatisfação não é apenas dos torcedores. A diretoria também ficou indignada com o desempenho no Mato Grosso, já que as condições de trabalho e as finanças que giram em torno dos clubes são incomparáveis. Não houve conversa com a comissão técnica nem com os jogadores, mas isso deve acontecer antes do jogo contra o Vasco, no domingo.

Ao LANCENet!, o diretor-adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves falou sobre a derrota e do que espera para o futuro próximo do Corinthians.

– Não jogamos bem, todo mundo esteve abaixo. É o tipo de derrota que nem precisa ter reunião para cobrar. Isso já é feito por todos. A cobrança em cima de si mesmo já é grande o bastante – disse Duílio, decepcionado pelo que viu no Mato Grosso.

Vasco, no domingo, e Luverdense, na próxima quarta-feira. É hora de reagir, para não piorar a situação de um time que ainda mantém o status de atual campeão do mundo.

O QUE ESTÁ BOM...

Posição no Br-13
O Timão é o quarto colocado e está a apenas quatro pontos do líder Botafogo. Uma vitória no fim de semana pode levá-lo à vice-liderança.

Defesa forte
No Brasileirão, foram apenas seis gols sofridos em 15 jogos. É a melhor defesa do campeonato – o Santos vem atrás, com 12 gols em 13 partidas.

Ano vitorioso
Já são dois títulos na temporada: Paulistão e Recopa Sul-Americana. Na Libertadores, caiu nas oitavas por conta de erros da arbitragem. Busca o terceiro troféu no ano: feito inédito.

Elenco forte
Tite tem, pelo menos, duas opções por setor, com nomes de peso.

...E O QUE TEM DE MELHORAR:

Poucos gols
No Brasileirão, o Timão fez 14 gols em 15 jogos. Na Copa do Brasil, não marcou contra o modesto Luverdense. Falta precisão!

Pós-Paulinho
O time ainda não digeriu bem a saída de seu melhor jogador, vendido ao Tottenham (ING). Guilherme até que vinha bem, mas se machucou. Ibson busca a adaptação no setor.

Pato travado
Contratação milionária, o camisa 7 ainda não conseguir decolar.

Acomodado
O time não consegue mostrar a sua superioridade contra adversários em má fase ou mais fracos tecnicamente. Afinal, falta mais vontade?

DE DENTRO DO CLUBE

Felipe Bolguese, repórter do Núcleo Corinthians em Lucas do Rio Verde (MT)

"O problema da equipe parece ser mais de um"

Por que Tite bateu tanto na tecla, após a derrota para o Luverdense, que a preparação tinha sido ruim? Para quem a frase foi direcionada? Aos jogadores, que tiveram atuação pífia? À diretoria, que montou uma logística de chegar na madrugada, alterar horários de café e almoço e ter tempo de fazer um treino tático rápido na véspera? À comissão técnica, que definiu a estratégia errada, com três titulares da zaga (Edenilson, Paulo André e Fábio Santos) poupados, sendo que é o setor mais regular da equipe na temporada?

A irritação foi enorme no vestiário do Passo das Emas. Não houve um que tenha engolido o resultado, e o clima pesou para todos os lados. Sim, o Corinthians está nas primeiras colocações do Brasileirão, já venceu Paulistão e Recopa em 2013, mas algo está incomodando boa parte das pessoas no clube. Não me parece que apenas uma situação, como dizer que Pato não está jogando bem, seja o problema.

Estou com a sensação de que é preciso dar uma chacoalhada. Não que esteja tudo ruim. Mas é preciso mudar alguma coisa no dia a dia.

INDIGNAÇÃO DA TORCIDA NO TWIITER (@LANCE_TIMAO):

@xande18000
Jogou para empatar! Por que o Tite não admite isso? Até quando vou aguentar ver esse futebol pífio???

@DonnyDinarelli
Se o Alessandro não tem vergonha de perder para o Luverdense, com todo respeito, ele tem que sumir do Timão.

@hungarobarros
O time não jogou, o Danilo não rende mais, e o Tite...bem, esse já está fazendo hora extra no time.

@Walderson
O time está apático, sem sentido, como um estudante frequentando a escola sabendo que já repetiu, não quer nada

@MScalzaretto
Está faltando humildade, estão vivendo ainda o ano de 2012.

@apenas_marlon
1) Acho que o esquema tático do Tite não funciona mais. Atacantes marcando lateral deixam de ser atacantes. 2) Emerson só no Instagram.

@Lucas1910Lucas
Está na hora de fazer uma mudança radical, começando pelo treinador

@Cintia_rreis
Falta mais garra, jogar com vontade e o Tite tem que botar pressão neles, igual pai quando o filho faz coisa errada!! Eu acredito no time!

@rodrigodoamaraw
O que falta ao Corinthians é ser o Corinthians. Se tornou um time de coxinhas, com discurso de coxinha.

@cynthianunes_
Falta de comprometimento e respeito com tudo o que o clube oferece aos atletas, principalmente ao futebol.

RELEMBRE OUTRAS CRISES DA ERA TITE:

Tolima (COL), 2011
Após perder o título brasileiro e ficar com a vaga na primeira fase da Libertadores, a torcida poupou Tite por conta da má campanha de Adilson Batista. No ano seguinte, porém, o Timão caiu para o time colombiano, após empate sem gols no Pacaembu e derrota por 2 a 0 fora. Torcedores tocaram o terror no CT. Roberto Carlos foi embora e Ronaldo se aposentou.

Brasileirão-11
Tite foi mantido, mas perdeu a final do Paulistão para o Santos. Depois, no Brasileirão, uma sequência ruim derrubou o time da primeira para a quarta posição e gerou pressão e protestos. De novo, foi mantido.

Ponte Preta, 2012
A eliminação nas quartas do Paulistão fez Tite trocar Julio Cesar por Cássio.


Zebra ou soberba? L! analisa derrota do Timão para o Luverdense

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter