Dúvidas na escalação de Galo e São Paulo resgatam final do BR-1977

Atlético-MG e São Paulo fazem jogo ultradecisivo em Belo Horizonte. Dois jogadores chaves de cada time não sabem se irão jogar e viram os personagens do pré-jogo. Esse fatos unem dois anos distantes entre si por cinco décadas. Em 1978, final do Campeonato Brasileiro de 1977 entre Galo e São Paulo. Já em 2013, jogo de volta da Copa Libertadores, nas oitavas.
No cenário atual, desta quarta-feira, no Independência, dois jogadores que iriam travar deulos importantes na partida poderão ficar de fora. Osvaldo sofreu um choque na região da cintura e ainda é dúvida. Do lado alvinegro, o zagueiro Leonardo Silva sofreu fratura na mão direita e também não tem condições asseguradas de jogo. Até os minutos que antecederão o pontapé inicial, os dois não devem ter a escalação ou ausência confirmada.
Há 35 anos, enquanto 103 mil torcedores do Galo lotavam o Velho Mineirão, nos vestiários do estádio formou-se um clima de Guera Fria (briga entre EUA e URSS que estava nos anos de medo). Enquanto o São Paulo ameaçava escalar Serginho Chulapa, suspenso por agrewssão a um bandeirinha na semifinal, o Alvinegro apontava por colocar Reinaldo em campo. O artilheiro daquele campeonato, em 1978, havia sido expulso no jogo contra o Fast-AM, na terceira fase. Nenhum dos artilheiros foi a campo e o São Paulo venceu o primeiro título do Brasileirão, nos pênaltis.
Em entrevista recente, para o SporTV, Reinaldo voltou a contar o episódio de sua ausência na final. Para ele, houve uma armação clara da Ditadura Militar de tirar um protestante do Governo de uma partida decisiva.
- 1978, foi o dia mais triste de Belo Horizonte, ou talvez de Minas Gerais, que foi aquela final do Campeonato Brasileiro de 1977. O Atlético, com grande time e invicto, perdeu nos pênaltis para o São Paulo. E eu assisti a esse jogo nas arquibancadas. Claro que foi armação, fiz gol em todo jogo do campeonato. Na final, no Mineirão, não iria fazer? - declarou Reinaldo.
O maior jogador da história do Galo ainda explicou que seu julgamento de uma expulsão passada foi feito em momento oportuno para prejudicar o Atlético.
- Fui expulso na primeira fase. Cumpri a automática e guardaram o julgamento na gaveta. Quando o Serginho foi expulso na semifinal, eles pegaram o julgamento do Serginho, trouxeram o meu há um ano atrás e julgaram tudo junto. O Serginho não jogou a final, mas ele já teria que cumprir a automática.

Contudo, Alexandre Giesbrecht, autor do livro 'São Paulo Campeão Brasileiro 1977', produziu um texto em seu blog desmistificando esse episódio. Alexandre diz que Reinaldo, na verdade, foi expulso na terceia fase do Brasileirão, contra o Fast, e não na primeira fase do torneio, como é dito por Reinaldo.
- Falou-se que a suspensão seria devido a uma expulsão seis meses antes ou na primeira rodada do campeonato. Mitos. A expulsão ocorreu em 1 de fevereiro de 1978, na partida contra o Fast Clube válida pela terceira fase. Foi a única expulsão de Reinaldo naquele campeonato, mas foi por agressão (...) Talvez toda a confusão sobre o jogo em que houve a expulsão tenha origem no fato de o Atlético ter enfrentado o Fast duas vezes, na primeira e terceira fases. Na primeira fase ele não só não recebeu o cartão vermelho como anotou cinco gols na goleada por 6 a 2. O julgamento deu-se no fim de fevereiro, no mesmo dia do julgamento de Serginho, do São Paulo, expulso na partida contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em 12 de fevereiro - escreveu Giesbrecht.

Todos Esportes
Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento
Há 1 dia
Onde Assistir
Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações
Há 5 dias
Botafogo
GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA
Há 5 dias
Palmeiras
Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista
Há 6 dias
São Paulo
Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social
Há 6 dias
Futebol Internacional
Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'
Há 1 semanaMais LANCE!

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos

Leitores do Lance! escolhem Espanha x Inglaterra como final ideal da Copa

'O futebol não venceu': treinador da Suíça lamenta eliminação e ataca arbitragem

França x Marrocos: treinador confirma desfalque

Leitores do Lance! apontam Ancelotti como maior vilão do Brasil na Copa do Mundo

Além de influenciadora e empresária, viagem de irmã de Xaud foi faturada por CBF

Craque de Marrocos recebe camisa do Flamengo, posa para foto e afirma gostar do Brasil
