Edição 101 do Giro da Itália tem início nesta sexta-feira

Competição tem as três primeiras etapas em Israel e conta com vários favoritos. Entre eles, o britânico Chris Froome (que tenta vencer a única grande prova que ele não foi campeão, e é investigado por uso de substância proibida) e Tom Dumoulin (vencedor em 2017)

Escrito por

Começa nesta sexta-feira, com uma inédita etapa de contrarrelógio em  Jerusalém , a 101ª edição do Giro da Itália, a primeira das três grandes voltas do ciclismo profissional (as outras são o Tour de France e a Volta da Espanha). 
Há muitos favoritos, mas os olhos estão todos voltados para o britânico Chris Froome, grande astro da equipe mais forte da atualidade, a Sky. Froome é o atual tricampeão da Volta da França e venceu a última edição da Volta da Es-
panha. Assim, tentará se tornar o sexto ciclista da história a ganhar as três grandes e o terceiro a vencê-las de forma consecutivas (apenas o belga Eddie Mercx e o francês Bernard Hinault conseguiram).

– É uma grande motivação poder ganhar as três grandes voltas seguidas. Não posso garantir, mas percebi nos últimos treinos que estou preparado para ganhar – disse Froome.

Vale lembrar que Froome ainda segue sendo investigado pela Agencia Mundial Antidoping por uso de um broncodilatador, o salbutamol, em níveis acima do normal. O ciclista britânico alega que usou o remédio por causa de um problema renal. Caso seja considerado culpado, o seu resultado nesta prova pode ser anulado.

Seu principal concorrente é o holandês Tom Dumoulin (Sunweb) vencedor da prova no ano passado. Entre os atletas italianos, a aposta será em Fabio Aru (Emirates), já que o outro gigante da Itália, Vicenzo Nibali, único ciclista em atividade a ganhar a tríplice coroa e vencedor do Giro (em 2013) – declinou da disputa para se preparar para a Volta da França. A Colômbia mais uma vez vem
muito forte, com Nairo Quintana, astro maior da tradicional Movistar, sendo o principal representante do país. Entre os espanhóis – ainda assimilando a aposentadoria de seu ídolo Alberto Contador – o nome que pode surpreender é o de Angel Lopez (Astana).

O Giro da Itália tem 21 etapas. Além do contrarrelógio em Jerusalém, Israel sediará outras duas etapas,  Haifa-Tel Aviv (167km) e Be'er Sheva - Eilat (229 Km). A partir da quarta, a competição entras em território italiano.

Siga o Lance! no Google News