menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

‘Exílio’? Sem espaço em Real, Barça e seleção, espanhóis vão à Inglaterra


Escrito por

Com uma liga recheada de atrativos (bons salários, estrutura fantástica, arrecadação enorme e grande visibilidade), a Inglaterra vai atraindo cada vez mais os jogadores espanhóis. Prova disso é a divisão no grupo da Fúria que disputará a Copa das Confederações no Brasil. Dos 23 jogadores convocados, oito têm lugar confirmado na Premier League.

O último deles foi o meia Jesús Navas, do Sevilla. Ele acertou com o Manchester City por 25 milhões de euros e já até posou para fotos com a camisa do clube. Um dos fatores que levam os espanhóis a buscarem a Terra da Rainha é a crise que devasta a Espanha. Somente Real Madrid e Barcelona, gigantes do futebol, conseguem segurar seus jogadores e resistir ao investimento britânico.

E MAIS:

>Antes intocável, Casillas pode perder vaga para Valdés
>Ufa! Espanha atravessa maratona incrível até o ano que vem
>Del Bosque treina Espanha com várias novidades

Mas na Fúria, a dupla de grandes ainda comanda. No habitual time titular escalado por Vicente del Bosque, o único "estrangeiro" é David Silva: considerado o melhor jogador da temporada 2011/12 do Manchester City, quando o time foi campeão inglês.

Alguns casos emblemáticos são, além de Silva, Cazorla, Mata, e mais para trás um pouco, Fàbregas, e ainda mais no passado, Xabi Alonso e Piqué. Cesc já voltou para o Barcelona, mas foi para o Arsenal ainda garoto, e fez tanto sucesso, que com 21 anos já carregava a braçadeira de capitão. Ainda pelos Gunners, o primeiro desta lista chegou do Málaga, e foi o melhor jogador da temporada que acabou de se encerrar.

Mata fez o mesmo. Recebeu o reconhecimento nos dois últimos anos, sendo que no primeiro, o de sua estreia no Chelsea, foi quando o clube levou a Liga dos Campeões.

Mas será que se eles tentassem um retorno, como fizeram Xabi Alonso, Piqué e Fàbregas, encontrariam espaço com os merengues ou os catalães?

- Competência para isso eles têm, ganharam muito potencial na Inglaterra e e são destaques por lá. Há jogadores que dão certo, e outros não. A adaptação por lá e a readaptação à Espanha são muito difíceis - responde Miguel Angel Nadal, ex-jogador do Barcelona, ao LANCE!Net.

VALORES PRÓXIMOS

Na verdade, a convocação se baseia em dois grupos. Os que jogam na Espanha são nove do Barça, quatro do Real, e Soldado, do Valencia, sendo o "intruso". No caso dos estrengeiros, o único sem ser da Inglaterra é Javi Martínez, do Bayern de Munique. Todos os outros estão na Terra da Rainha.

E colocando na calculadora, os números são bem parecidos. Da convocação para a Copa das Conferações, a média do valor de mercado é bem próxima. Os que jogam na Espanha valem 30 milhões de euros (R$ 85,5 milhões), e os "ingleses", 28 milhões de euros (R$ 79 milhões).

- Silva saiu para o City e está muito bem, e tem destaque na seleção. Cazorla é um grande jogador, mas demorou um pouco a sair. A Inglaterra tem muito dinheiro, e talvez Barça e Real não consigam acompanhar, e como há esse espaço, é normal que eles busquem por isso - continua Nadal.

Contando os jogadores que estão ou estiveram lá há pouco, daria até para formar um time com vários jogadores de destaque na Liga Inglesa, mas que estão na reserva da Fúria, ou nem são convocados, como Arteta e Michu.

Essa lista ainda pode aumentar. Há pouco tempo, o Liverpool demonstrou interesse em David Villa, que seria contratado para a vaga de Suárez (o uruguaio está na mira do Real Madrid). Valdés já avisou que depois do fim de seu contrato com o Barcelona vai procurar outros ares. A Inglaterra é logo ali!

Jogadores da Espanha:
Casillas - Real Madrid: 35 milhões de euros
Valdés - Barcelona: 12 milhões de euros
Raúl Albiol - Real Madrid: 8 milhões de euros
Piqué - Barcelona: 36 milhões de euros
Sergio Ramos - Real Madrid: 40 milhões de euros
Arbeloa - Real Madrid: 12 milhões de euros
Jordi Alba - Barcelona: 25 milhões de euros
Iniesta - Barcelona: 70 milhões de euros
Xavi - Barcelna: 20 milhões de euros
Fàbregas - Barcelona: 55 milhões de euros
Busquets - Barcelona: 42 milhões de euros
David Villa - Barcelona: 18 milhões de euros
Pedro - Barcelona: 30 milhões de euros
Soldado - Valencia: 25 milhões de euros

Jogadores da Inglaterra:
Reina - Liverpool: 12 milhões de euros
Azpilicueta - Chelsea: 14 milhões de euros
Monreal - Arsenal: 10 milhões de euros
Juan Mata - Chelsea: 42 milhões de euros
Cazorla - Arsenal: 25 milhões de euros
David Silva - Manchster City: 44 milhões de euros
Jesús Navas - acertou com o Manchester City: 25 milhões de euros
Fernando Torres - Chelsea: 28 milhões de euros

Fora do grupo:
Javi Martínez - Bayern de Munique: 30 milhões de euros

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter