Felipão mantém bom retrospecto de classificação em torneios

Escrito por

Na oitava vez em que Luiz Felipe Scolari comanda uma Seleção em uma competição da Fifa, o técnico mantém o retrospecto de 100% de obter a classificação na fase de grupos. Antes da Copa das Confederações pelo Brasil, o treinador havia conseguido o êxito em outros sete torneios.

Essa trajetória do treinador começou em 2001, quando ele dirigiu o Brasil na Copa América de 2001, colocando a Seleção no primeiro lugar do grupo B. Dali em diante, Felipão só não terminou como líder nas Eliminatórias da Eurocopa de 2008, quando Portugal avançou como segundo do Grupo A.

Apesar do bom desempenho na etapa preliminar, o técnico, posteriormente, conseguiu vencer só a Copa do Mundo de 2002 com o Brasil. Felipão ainda acumula um vice-campeonato na Euro de 2008 e uma quarta colocação no Mundial de 2006, ambos à frente da seleção portuguesa.

Agora, na Copa das Confederações, ele vive a expectativa para conquistar o segundo título importante pelo Brasil. Mesmo com a campanha irretocável até o momento - três vitórias em três jogos - Felipão rechaça um clima de euforia.

- Nós estamos melhorando algumas coisas na Seleção desde aqueles jogos contra Itália e Rússia. A partir dali, começamos a melhorar um pouco, com uma equipe definida a partir da chegada dos jogadores no Rio de Janeiro e dos treinamentos que nos levaram até aqui. A partir dali que realmente nós começamos a ter uma equipe - destacou o técnico.

DESEMPENHO DE FELIPÃO EM FASES ELIMINATÓRIAS COM SELEÇÕES:

Copa América 2001 (Brasil): primeiro do Grupo B

Copa do Mundo de 2002 (Brasil): primeiro do Grupo C

Eurocopa de 2004 (Portugal): primeiro do Grupo A

Eliminatórias para a Copa de 2006 na Uefa (Portugal): primeiro lugar do Grupo 3

Copa do Mundo de 2006 (Portugal): primeiro lugar no Grupo D

Eliminatórias Eurocopa 2008 (Portugal): segundo lugar no Grupo A

Eurocopa de 2008 (Portugal): primeiro lugar do Grupo A

Siga o Lance! no Google News