Fênix da Vila! Neymar renasce nas adversidades

Escrito por

Por mais que prove o seu talento com títulos, gols e dribles, em algum momento o futebol de Neymar sempre é contestado. Após o fracasso do Brasil na Copa América, não foi diferente. Acostumado com as críticas, o atacante já está virando uma espécie de fênix.

A julgar pelo histórico da carreira do próprio atleta, o torcedor do Santos pode ficar animado, e o do Flamengo, adversário desta quarta-feira, apreensivo. Após ser queimado por críticas, Neymar renasce das cinzas e responde com bom futebol.

O Corinthians, por exemplo, sentiu o que é o renascimento da Joia duas vezes. Primeiro no clássico do Paulistão de 2010, em que o Peixe venceu o Timão por 2 a 1. Na ocasião, Neymar perdeu pênalti, mas logo em seguida se redimiu com um golaço.

No mesmo Paulistão, o jogador ganhou o rótulo de cai-cai, marca que o acompanhou até a final, quando involuntariamente colocou o dedo no próprio olho e se lesionou. Já no jogo seguinte, veio a resposta: dois gols e título.

Depois, após o polêmico episódio da demissão do ex-técnico Dorival Júnior, novamente o Timão estava no seu caminho. Apesar da derrota do Peixe para o Corinthians, a Joia deixou a sua marca.

Ainda em 2010, o atacante foi muito criticado por perder o ousado pênalti com cavadinha na primeira final da Copa do Brasil, contra o Vitória. No jogo de volta, porém, ele novamente lembrou o pássaro lendário, ao dar a assistência para o gol do título.

Já neste ano, após folga prolongada parecida com a atual depois do carnaval, o camisa 11 provou que merecia o contestado descanso arrebentando na vitória contra a Portuguesa, por 3 a 0, em que fez dois gols e deu uma assistência.

Se a vontade de Neymar driblar aumenta na medida das pancadas que recebe, o mesmo vale para o seu desejo de dar uma resposta aos críticos, renascendo como a fênix.

A fênix

Volta das cinzas...
A fênix é um pássaro da mitologia grega que, após a morte, renascia das próprias cinzas. No fim de cada ciclo de vida, queimava-se em uma pira funerária, e volta a vida é o símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.

Outra característica da fênix é a força que a faz transportar, em voo, cargas muito pesadas. É ave de penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas.

Renascimentos

Santos 2x3 Corinthians
22/9/2010 Após a confusão e a demissão de Dorival Jr., Neymar volta contra o Corinthians e marca um dos gols na derrota.

Vitória 2x1 Santos
4/8/2010 Após perder pênalti de forma bizarra na primeira partida da final da Copa do Brasil, Neymar dá passe que resulta no gol do Peixe. Mesmo com derrota, clube fica com o título da competição.

Santos 3x0 Portuguesa
9/3/2011 Alguns críticos reclamam da folga dada a Neymar durante o Carnaval. Dias eram para ser de descanso, mas ele passou por Salvador e pela Sapucaí. No retorno ao clube, marca duas vezes contra a Portuguesa, pelo Paulistão.

Goiás 1 x 4 Santos
21/11/2010 Após uma série de pênaltis perdidos, Neymar marca três vezes na vitória. Um deles em cobrança de penalidade máxima.

Siga o Lance! no Google News