TV Globo cobra mais privilégios dos clubes brasileiros

Escrito por

Reportagem do portal UOL divulgada nesta quarta-feira revela uma reclamação da TV Globo aos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro cobrando maiores privilégios aos profissionais da Globo e do Sportv na cobertura do dia a dia das equipes e nos jogos.

O site trouxe trechos de e-mails enviados pelo diretor da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, aos presidentes dos clubes de futebol. A mensagem é uma reação às reclamações feitas pelos editores e produtores da TV Globo e do Sportv. A empresa não aceita que seus repórteres tenham o mesmo acesso dado a profissionais de empresas que não detêm os direitos de transmissão.

- De uma forma geral, a TV GLOBO não tem nenhum privilégio em relação a outras emissoras, que nada pagam ao clube - diz trecho do e-mail de Campos Pinto, revelado pelo UOL.

Uma das reclamações da Globo é o fato das assessorias de imprensa dos clubes geralmente separarem durante um treino uma área para cinegrafistas e fotógrafos e outra para os repórteres. De acordo com o que foi reportado a Campos Pinto, os espaços destinados aos profissionais de imagem são ruins e dificultam a captação de imagens.

Outro motivo de desagrado são os obstáculos colocados pelos clubes para entrevistas exclusivas no dia de folga dos jogadores, ou para matérias fora do espaço físico dos clubes. A intenção é não desrespeitar o tempo de descanso dos jogadores.

A Globo pede ainda que os clubes apressem os jogadores que falarão nas coletivas de imprensa após os treinos. Campos Pinto pediu ainda que os repórteres da emissora possam fazer mais perguntas que os da concorrência.

- A demora dos jogadores para se dirigitem à coletiva. Entre o "banho" e a entrevista, podem levar até 2 horas - comunicava o e-mail.

Campos Pinto lembrou ainda que a exclusividade e o acesso privilegiado dos profissinais globais no dia a dia dos clubes e nos jogos consta em contrato.

- O relato de nosso jornalista responsável pelas matérias que devem ser semanalmente produzidas nos clubes (...) nos dá conta de fatos que são absolutamente inadmissíveis dentro do contexto de um esforço mútuo de permanente promoção de nosso campeonato. E isso sem contar que o acesso privilegiado necessário à produção de matérias jornalísticas durante os jogos e nos clubes consta expressamente de nossos contratos - informava o e-mail do diretor da Globo Esporte.

Mas segundo apontou a matéria do UOL, a TV Globo já tem privilégios em relação à outras emissoras. Um deles é o fato do programa "Eporte Espetacular" ter acesso aos vestiários do Palmeiras antes do jogo contra o Flamengo, que selou a queda do clube para a Série B.

Outro privilégio é feito pelo Flamengo. O clube carioca sempre marca anúncios importantes para o horário em que o programa "Globo Esporte" está no ar.

O site também lembrou que a TV Globo teve acesso aos jogadores do Corinthians para fazer chamados individuais, promovendo as transmissões dos jogos do Mundial. Os profissionais da empresa também têm acesso diferenciado no clube paulista.

Siga o Lance! no Google News