Jade Barbosa não é liberada pelos médicos e será desfalque no Mundial

Escrito por

A ginasta Jade Barbosa será o principal desfalque do Brasil para o Campeonato Mundial de ginástica artística, que acontecerá entre 30 de setembro e 6 de outubro, na cidade de Antuérpia, na Bélgica. A atleta do Cegin (PR) não foi liberada pelos médicos para disputar a competição.

A informação foi confirmada pela assessora da ginasta, Elisete Chagas. O LANCE!Net havia informado nesta terça-feira que a ida da atleta ao Mundial dependeria da decisão dos médicos, que não liberaram a atleta para a disputa.

- Infelizmente, a Jade está mesmo fora do Mundial. Os médicos não a liberaram para competir e ela vai seguir na recuperação do problema no pé - disse Elisete em um rápido contato por telefone. 

Jade sofreu uma grave lesão no pé no dia 23 de julho durante um treinamento em Curitiba (PR), quando foi constatado um rompimento no ligamento. De acordo com Elisete, ela precisaria passar por um processo cirurgico inicialmente, mas os médicos sugeriram que a atleta não o fizesse, pois tardaria a recuperação.

A ginasta de 22 anos vem realizando trabalhos de fisioterapia e fortalecimento muscular diariamente para acelerar a recuperação. Com o corte de Jade, o Brasil será representado apenas pela jovem Leticia Costa, atleta do Flamengo de 17 anos, que vai fazer sua estreia em Mundial, e pela veterana Daniele Hypolito, 29, que é atleta do Cegin (PR).

No masculino, porém, o Brasil terá seus principais competidores, como Diego Hypolito, Sérgio Sasaki e o campeão olímpico Arthur Zanetti.

Jade vai desfalcar o Brasil na competição em que já conquistou duas medalhas. Em 2007, no Mundial de Stuttgart (ALE), ela ficou com o bronze no individual geral, enquanto em 2010, em Roterdã (HOL) foi novamente bronze, mas desta vez no salto.

Em Olimpíadas, Jade disputou apenas a de Pequim, em 2008, quando ajudou o Brasil a conseguir uma inédita vaga na final por equipes, onde o Brasil foi oitavo colocado. Em Londres-2012, ela não participou por conta de uma indefinição de contrato com a Confederação Brasileira de Ginástica.

Siga o Lance! no Google News