LANCENET! Explica: Entenda o que são erro de fato e erro de direito no futebol
- Matéria
- Mais Notícias
A confusão do gol de mão de Barcos na derrota do Palmeiras por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio, anulado pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL) após ser alertado pelo quarto árbitro, faz voltar ao noticiário a discussão sobre o que é um erro de direito e o que é um erro de fato. E qual deles pode anular o resultado de uma partida de futebol.
Um árbitro comete um erro de direito, e o jogo é passível de anulação, quando é intencional e ele demonstra desconhecimento das regras. Por exemplo: anular um gol feito diretamente da cobrança de escanteio; permitir que um gol seja marcado, após a cobrança de tiro livre, pelo menos jogador que tocou duas vezes na bola sem que outro jogador, companheiro ou adversário, o faça; validar um gol feito após a cobrança de pênalti, em que a bola bate na trave e volta para o mesmo jogador, que faz o gol.
O erro de fato, cuja partida não é passível de anulação, ocorre quando o árbitro tem uma "falsa" observação visual, o que leva a crer em uma realidade que não é verdadeira. Por exemplo: validar um gol impedido; apitar pênalti por "ter visto", e não "ter acontecido", um toque do zagueiro; validar um gol em que a bola corre por toda a linha do gol, não entra, mas o árbitro diz que entrou; dar escanteio quando foi visível que a bola foi tocada por um atacante e não por um zagueiro.
O gol de mão do argentino Diego Maradona contra a Inglaterra na Copa do México, em 1986, por exemplo, é um erro de fato.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias