Ao fim da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, os objetivos dos clubes na competição nacional já começam a se definir. Neste momento da competição, o Cruzeiro, entre os clubes mineiros, ocupa a posição mais alta da tabela de classificação do Brasileirão, na 9ª colocação, com 21 pontos, seguida do Atlético-MG, na 12ª, com 20 tentos, e América-MG na 20ª, com apenas nove.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro, comandado pelo técnico Pepa, tem mais chances de classificação para a Copa Libertadores que o Atlético-MG. Enquanto a Raposa, neste momento da temporada, tem 28,7% de chance de jogar a competição continental da próxima temporada, o Galo soma 21,3% de chances. O América-MG, por sua vez, tem apenas 0,62% de possibilidade de jogar o torneio.
Se tratando da Copa Sul-Americana, por sua vez, o Cruzeiro também lidera entre os clubes de Belo Horizonte com a maior chance, com 46,3%, seguido do Galo, com 46,1% de chance de participar do torneio na próxima temporada. O Coelho, comandado pelo técnico Vagner Mancini neste momento, acumula 7,4% de possibilidade de ser um dos classificados.
Por fim, se tratando de rebaixamento, segundo a UFMG, o América-MG é o clube mineiro com a maior porcentagem de chances de disputar a Série B em 2024: 68,4%. O Atlético-MG, de Felipão, acumula 7,1% de chances de ser rebaixado à Segunda Divisão, enquanto a Raposa tem 4,9% de possibilidade de ser um dos quatro times rebaixados para a Série B.