Lusa faz o serviço e põe América-RJ na fase final da Série B do Rio

Escrito por

A Portuguesa mostrou mais uma vez que é a melhor equipe da Segunda Divisão do Rio. E ainda fez o serviço para o América. Ao derrotar por 2 a 1 o Americano nesta quarta-feira à noite, em Campos, a Lusa, além de se garantir na semifinal do returno como ponteiro do Grupo A, com 17 pontos, confirmou o primeiro lugar na soma de pontos dos dois turnos (com 37) e classificou o América para o Triangular Final da Série B. Afinal, como a Lusa já tem assegurada a vaga na fase final por ter sido a campeã do primeiro turno, uma das vagas necessariamente será do time com o maior número de pontos, excetuando os campeões de turno. E o Mecão, que chegou aos 33 pontos após a vitória por 2 a 0 sobre o São Gonçalo é o segundo melhor e não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado Americano, que parou nos 29 pontos após perder em casa e com a apenas mais uma partida para jogar.

A vaga no Triangular Final vale muito, pois assegura, ao menos, uma vaga na Seletiva para o Carioca de 2016. Pelo regulamento, o campeão da Série B irá direto para a fase de classificação do Carioca e os outros dois jogarão a fase seletiva para buscar uma das duas vagas para a elite.

Com essa definição, as atenções agora estão voltadas para a última vaga em jogo para o Triangular Final, e ela será do campeão do returno. Resta apenas uma rodada da fase de classificação para a fase semifinal da Taça Corcovado e três vagas estão totalmente em aberto.

No Grupo A, a Portuguesa foi para 17 pontos e já se garantiu na semi. Mas Goytacaz, Gonçalense, Americano e Sampaio Correa têm chances para o segundo posto. Apesar de ser o atual segundo colocado, o Goytacaz, com 14 pontos, já encerrou a sua participação e fica na torcida por tropeço dos rivais que estão atrás na tabela. O Americano, com 11 pontos, joga fora de casa contra o Ceres e tem de vencer, além de torcer contra o Gonçalense, que tem 12 pontos e visita o Sampaio Correa. Este último tem 11 pontos e estará na semifinal se vencer a sua partida e o Americano não vencer.   

No Grupo B ninguém está classificado. Mas há apenas três concorrentes para as duas vagas. O líder é o América, com 17 pontos. Mas ele pode ser superado pelo Duque de Caxias, 17 pontos, e pelo Olaria, com 15.  O trio irá jogar fora de casa. O Mecão encara o Queimados, o Duque de Caxias tem o São Gonçalo pela frente e o Olaria vai até Angra dos Reis encarar o time homônimo.

O jogo em Campos

No Aryzão, o Americano, que precisava vencer para seguir dependendo apenas de si para se classificar às semifinais e ainda ter uma chance de superar o América para brigar pela vaga também no número de pontos, cedeu espaços no primeiro tempo logo aproveitados pela Lusa, que saiu na frente com um gol de Maicon Assis.  Felizmente para o Americano, o time chegou ao empate dois minutos depois numa finalização de Philip.
 
No segundo tempo, a Portuguesa voltou melhor e o Americano, mesmo jogando em casa, usou contra-ataques. O time campista quase virou num chute de Nikson que bateu no travessão. Mas, no fim, após escanteio, o lateral-esquerdo do Americano Noel falhou ao rechaçar a bola e Allan Miguel definiu a vitória da Lusa e calou os  990 torcedores campistas.

Siga o Lance! no Google News