Manifestantes se reúnem em Fortaleza para protestar rumo ao Castelão

Escrito por

Com faixas e bandeiras do Brasil, cerca de 5 mil pessoas (de acordo com a Polícia Militar) se reuniram em uma praça de Fortaleza (CE), de onde foi marcado para sair a manifestação rumo ao Castelão, estádio no qual a Seleção Brasileira enfrenta o México nesta quarta-feira, às 16h, pela Copa das Confederações. A previsão é de que o grupo chegue próximo ao estádio por volta de meio-dia.

A avenida Alberto Craveiro, principal via de acesso ao estádio, está fechada para a população nas duas vias, e o trânsito para o Castelão foi desviado. Apesar dos planos, há uma barreira feita pela PM e apenas aqueles que têm ingresso poderão chegar no estádio.

Alguns minutos antes da saída, houve um momento mais tenso, quando um carro da organização da Copa das Confederações, com logotipos do torneio e dos patrocinadores, passou pelo local em que os protestantes começaram a se reunir. Prontamente, ele foi cercado por manifestantes que começaram a xingar os ocupantes. Neste momento, outros membros do movimento intervieram e pediram para liberar o veículo, para fazer o trânsito voltar a fluir.

Manifestantes cercam carro da organização da Fifa (Foto: Caio Carrieri)

Muitos policiais apenas olham a movimentação. O coronel Mendonça, responsável pelo policiamento, destacou o clima de paz:

- A polícia está aqui para proteger o povo e dar segurança para que todos façam a manifestação. Estamos para dar exemplo que o Ceará pode fazer uma manifestação pacífica.

Nos gritos dos protestantes, além do tradicional "Da Copa, eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação!", sobrou até para Neymar: "Brasil, vamos acordar, um professor vale mais que o Neymar!".

Entre os manifestantes muitos estão com as caras pintadas, além de portarem faixas com os mais diversos temas, como orgulho gay, ou em favor do movimento dos trabalhadores sem terra (MST), além das melhorias na infraestrutura do País. Para o jogo da Copa das Confederações, a prefeitura de Fortaleza decretou feriado na cidade.

Siga o Lance! no Google News