menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Mendieta e Wesley serão julgados e podem pegar até 12 jogos de gancho


Escrito por

O Palmeiras poderá perder o meia Mendieta e o volante Wesley nas próximas rodadas da Série B. Isso porque ambos foram indiciados por conta da briga durante o jogo contra o Paysandu, há três semanas, serão julgados pelo STJD nesta sexta e a pena prevista é de quatro a 12 partidas de gancho.

Ambos foram enquadrados no artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Porém, a situação do paraguaio é vista como bem mais complicada.

Nas imagens mencionadas pelo Tribunal para a acusação, aparece claramente o jogador dando um soco em um dos adversários durante a briga. O Palmeiras trabalha com a enorme possibilidade dele ser punido, justamente pela agressão ser bem clara nos vídeos utilizados.

O camisa 8 não foi citado na súmula pelo árbitro Gilberto Rodrigues Castro e ele foi incluído no julgamento após análise de vídeos.

Caso seja punido, já estará suspenso no jogo de sábado, contra o Atlético-GO, em Itumbiara. Sem Valdivia, que está com a seleção chilena e também suspenso (veja mais abaixo), Felipe Menezes será a única opção de armador do grupo que Gilson Kleina terá. A situação será a mesma contra o ASA, na terça, já que o Mago só voltará depois.

A chance de perder Wesley também existe, mas é mais remota. Embora tenha sido enquadrado no mesmo artigo, ele e Fabio Sanchez, do Papão, foram indiciados pelo desentendimento que gerou a expulsão de ambos. Uma opção é tentar desqualificar para um artigo mais leve, justamente pelas imagens não mostrarem fortes agressões entre eles.

Por conta do restante da confusão, excluindo os dois expulsos, não houve nenhum jogador do Paysandu indiciado. O único julgado pela briga generalizada será Mendieta.

A suspensão de Valdivia por ter tomado o terceiro cartão amarelo de propósito contra o Paraná já não agradou ao Palmeiras. Na última quarta, Kleina disse que não concordava com a decisão. Nesta sexta o Verdão poderá perder mais dois jogadores importantes do meio por conta do STJD. Problemas à vista.


Mago suspenso

Punição
Antes de viajar para jogar pela seleção do Chile, Valdivia forçou o terceiro cartão amarelo. Segundo o STJD, ele admitiu isso e foi suspenso por dois jogos justamente por assumir conduta antidesportiva. A pena vale para o último e para o próximo duelo, mas em ambos ele já não participaria por estar com a seleção chilena.

Foi justo?
Recentemente houve outros casos nos quais esportistas assumiram forçar o cartão amarelo e não houve punição. Em agosto do ano passado, o técnico do Corinthians, Tite, admitiu que pediu para Paulinho tomar o terceiro amarelo e cumprir a suspensão quando estivesse com a Seleção. Em 2011, Thiago Neves assumiu que ele e Ronaldinho, no Flamengo, fizeram o mesmo. Nenhum dos três foi punido.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter