De olho na Seleção principal, atletas exaltam o Mundial Sub-23 de vôlei

Escrito por

A Seleção Brasileira Sub-23 está em reta final de prepararação para disputar o Campeonato Mundial da categoria, novidade da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para esta temporada. O torneio será importante para preencher uma lacuna no crescimento dos atletas.

Até então, a preparação dos atletas que vivem esta transição da equipe juvenil para a principal era feita com a Seleção de Novos. A diferença, porém, é que agora os jogadores desta faixa etária terão uma competição mundial para disputar e não ficarão mais carentes de disputas neste período.

- A Seleção Sub-23 é muito importante, porque a diferença do juvenil para o adulto é muito grande. É um degrau enorme que temos que subir, então acho uma oportunidade muito boa para nós mostrarmos o nosso potencial. Estamos prontas para isso, a galera está bem a fim deste campeonato - explicou a ponta Ellen, de 22 anos e que joga a Superliga adulta pelo Pinheiros.

A disputa também vai ser importante para algumas atletas que ainda não possuem visibilidade na Superliga e terão a oportunidade de mostrar serviço na equipe nacional. É o caso da central Valquiria, jogadora mais jovem da equipe e que recentemente se transferiu para o Minas após jogar a Liga Nacional (espécie de segunda divisão) pelo Bradesco-SP.

- É uma grande oportunidade de mostrar quem eu sou e o meu vôlei. Claro que tenho muito a melhorar ainda, sou a mais nova do time. É muito diferente no Sub-23, no primeiro treino eu senti uma cobrança muito maior e vi que ia ter que correr atrás. Algumas nunca tiveram a oportunidade de estar aqui (Seleção). Isso para nos é muito importante - disse Valquiria, de 19 anos e que disputou o Mundial Juvenil este ano, na Republica Tcheca, onde o Brasil foi bronze.

O torneio recém-criado também será importante no masculino. A equipe brasileira vai contar com alguns jogadores que já vem disputando Superliga, como o ponta Lucarelli, mas a disputa não deixa de ser mais uma oportunidade para os jovens.

- É um campeonato novo e sem dúvida muito bom, é mais uma oportunidade para mostrar trabalho na Seleção. É um degrau que temos que subir - explicou o oposto Rafael, que joga na recém-formada equipe do Taubaté.

O Mundial Sub-23 masculino começa no dia 6 de outubro e será disputado em Uberlândia (MG). O torneio feminino, por sua vez, será nas cidades de Tijuana e Mexicali, no México, e começará no dia 5 de outubro.

Siga o Lance! no Google News