menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Operação dos Jogos Olímpicos será testada em etapas até maio de 2016


Escrito por

Quem já quiser sentir o clima dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 nos ginásios, piscinas e campos pode marcar na agenda uma série de compromissos a partir da próxima semana. Entre 15 e 19 de julho, durante as finais da Liga Mundial de vôlei, no Maracanãzinho, operações começam a ser testadas para garantir o sucesso do megaevento.

A etapa do torneio, organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), é o primeiro de uma lista de 44 eventos-teste a serem realizados entre 2015 e maio do ano que vem. Ela servirá para que o Comitê Rio-2016 faça simulações dos exames antidoping, do trabalho de entretenimento, do sistema de resultados e da montagem da quadra.

Já segurança, limpeza e alimentação não entram na lista de avaliação. Isso porque o Rio-2016 quer focar as atenções nos aspectos vistos como prioridadade e que dão maior margem a erros graves. O Comitê contará com 35 voluntários e 25 funcionários durante as finais da Liga.

– Testaremos diferentes situações em diferentes eventos. Não podemos testar tudo em todas as instalações, mas em todos eles o campo de competições será analisado – afirmou a gerente-geral de eventos-teste da Rio-2016, Delphine Moulin.

Em 10 meses, haverá 34 eventos-teste olímpicos, seis paralímpicos e quatro para ambos. Nem todos serão abertos ao público, pois muitas instalações não estarão concluídas a tempo das disputas ou exigem uma logística complexa. São os casos do ciclismo (BMX e mountain bike), cujo palco é o Parque de Deodoro.

Cinco competições devem chegar mais perto de simular a realidade dos Jogos, já que, nestes casos, os testes abrangerão um número maior de áreas e terão auxílio de parceiros internacionais. São elas as disputas de remo, hipismo, saltos ornamentais, ginástica e atletismo paralímpico, considerados eventos "Major".

Dos 44 eventos-teste, 16 servem como classificatórios para a Olimpíada, seja por acúmulo de pontos ou pela obtenção de índices: triatlo, pentatlo moderno, saltos ornamentais, nado sincronizado, esgrima, vôlei de praia, ginástica (artística, rítmica e trampolim) ciclismo (estrada e BMX), vela, marcha atlética, natação, tiro com arco e badminton.

Os ingressos para o Mundial Junior de Remo, evento-teste do esporte, que acontecerá entre 5 e 9 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, já estão disponíveis no site www.ingressos.aquecerio.com. O preço das entradas é de R$ 20 para a fase preliminar e R$ 40 para as finais (inteira).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter