Palmeiras bate o Atlético-PR na Copa do Brasil e mantém série de vitórias

Escrito por

Série B? No início da defesa do título da Copa do Brasil, o Palmeiras jogou bem, com boa atuação do paraguaio Mendieta, e venceu o Atlético-PR por 1 a 0 no Pacaembu, na noite desta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da competição.

O resultado não só deu vantagem ao Verdão para o embate de volta, no próximo dia 28, quando poderá empatar em Curitiba (PR) para avançar, como também ampliou para 12 partidas a invencibilidade alviverde, com sete vitórias seguidas. Assim, o Palmeiras parou os recentes estragos do Furacão, que não perdia havia dez confrontos - foi o primeiro revés de Vagner Mancini no comando do time, que está na quinta colocação da Série A do Campeonato Brasileiro.

E, por falar na elite do futebol nacional, o Palmeiras segue com bom retrospecto diante dos clubes que disputam a Primeira Divisão nesta temporada. Havia empatado com o Corinthians (2 a 2), com o São Paulo (0 a 0), o Santos (0 a 0 e 1 a 1, este último com derrota nos pênaltis) e superado a Ponte Preta (2 a 1), em confrontos válidos pelo último Campeonato Paulista.

A vantagem palmeirense no Pacaembu poderia ter sido maior se o Alviverde não tivesse desperdiçado as oportunidades que criou, sobretudo no primeiro tempo, depois de abrir o placar logo no começo do jogo. Melhor jogador de Gilson Kleina em campo, Mendieta cobrou escanteio na medida, aos 3 minutos, e o zagueiro Vilson antecipou Luiz Alberto na primeira trave. A bola estufou a lateral da rede de Weverton, para delírio do estádio: 1 a 0.

Vilson comemora após fazer o gol da partida (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)

Logo em seguida, em contra-ataque pela direita, a bola sobrou para Ananias, que estava de costas para o gol. Ao invés de servir Charles, que substituiu Leandro (desfalque com dores nas costas) e estava melhor posicionado, o atacante optou pelo arremate - sorte do Atlético-PR, que ficou com a bola.

O Furacão deu muito trabalho para a defesa adversária, com investidas e tabelas entre os atacantes Dellatorre e Marcelo. Este último, o camisa 7, perdeu ótima chance de empatar, aos 23 minutos. Pouco depois, Fernando Prass usou o pé esquerdo para impedir que Dellatorre conseguisse a igualdade, em jogada em que o atleticano saiu cara a cara com o goleiro, em noite e fase inspirada.

O destaque do Palmeiras, principalmente na etapa inicial, foi William Mendieta, substituto de Valdivia. Com dribles curtos, passes precisos e até toque de letra, foi o protagonista do Estádio Municipal. Mas Alan Kardec não aproveitou o toque de classe do gringo ao arrematar fora.

Vagner Mancini promoveu a entrada de Ederson no segundo tempo e o Atlético-PR subiu de produção. Ele quase fez em finalização cruzada, aos 19 minutos. Na sequência, o Furacão deu um show de perder gols - Dellatorre exagerou na falta de pontaria e acabou sacado pelo treinador.

Em busca de mais um gol, Gilson Kleina tentou deixar o Palmeiras mais ofensivo ao promover a entrada de Ronny no lugar de Juninho. Com a postura, Verdão criou sua melhor oportunidade na etapa final em tabela de Mendieta com Kardec, mas o chute do paraguaio parou na zaga do Furacão. O jogo ficou aberto, mas o placar simples a favor da equipe alviverde se manteve até o fim da partida.

As duas equipes voltam a campo no fim de semana. O Palmeiras enfrenta o Boa, fora de casa, no sábado pela Série B. Já o Atlético-PR receberá o líder Botafogo, no dia seguinte, na capital paranaense.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 21/08/2013, às 19h30
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Guilherme Dias camilo (MG) e Cleriston Clay (SE)

Renda/público: R$ 801.315,00 / 20.856 pagantes
Cartões amarelos: Mendieta, Eguren e Alan Kardec (PAL); Zezinho, Jonas e Everton (ATP)
Cartões vermelhos: Não houve

GOL: Vilson, 3'/1ºT (0-1)

PALMEIRAS:  Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho (Ronny, 38'/2ºT); Márcio Araújo, Charles (Eguren, 31'/2º), Wesley e Mendieta; Ananias (Serginho, 47'/2ºT) e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo (Jonas, 31'/1ºT), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; João Paulo, Zezinho, Everton e Elias (Ederson, intervalo); Marcelo e Dellatorre (Felipe, 33'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini.

Siga o Lance! no Google News