Quanta diferença! Náutico sofre com a ausência dos Aflitos no Brasileirão

Escrito por

A campanha do Náutico no Brasileirão é sofrível. São apenas oito pontos em 15 jogos. Atuando como mandante, assim como acontecerá diante do São Paulo na noite desta terça-feira, o desempenho é o pior dos 20 clubes da Série A: são cinco pontos em sete jogos, sendo que quatro vieram na Itaipava Arena Pernambuco, a sua nova casa. Torcida e jogadores certamente sentem saudades dos Aflitos, onde o Timbu de Gallo e Kieza foi quase imbatível no Brasileirão-2012.

O Náutico conquistou 42 dos seus 49 pontos no último Brasileiro  atuando nos Aflitos. Foram 13 vitórias, três empates e três derrotas. Um aproveitamento de 73,6% dos pontos – o Timbu foi o quarto melhor mandante da competição. E um dos triunfos foi diante do próprio São Paulo: um incontestável 3 a 0 com direito a gol contra de Rogério Ceni no dia 15 de agosto, em jogo da 17ª rodada do Brasileiro.

A mudança dos Aflitos, onde o time mandou os seus dois primeiros jogos no Brasileirão (derrota para o Vitória e empate com a Portuguesa) era – e ainda é – vista como essencial para o fortalecimento do clube, que passou a atuar em um estádio moderno e com o dobro da capacidade da sua antiga casa. No entanto, até o momento, a sintonia entre time e Arena ainda não aconteceu, o que tem contribuído para o desempenho ruim do Timbu no Brasileiro.
 
– Não fazemos esse tipo de associação. Queremos é desmistificar isso. Não fizemos aquela campanha no último Brasileirão apenas por atuarmos nos Aflitos. O time simplesmente ainda não encaixou – garantiu Paulo Wanderley, presidente do Náutico, ao LANCE!Net.

Será que a sorte do Alvirrubro na Arena começa a mudar?

BATE-BOLA
Paulo Wanderley
Presidente do Náutico

Se o Estádio dos Aflitos não faz falta, na visão do Náutico, o que explica essa campanha do time?
Temos muitos pontos para disputar ainda. Eu, como presidente do Náutico, trabalho de domingo a domingo para ver o time sair dessa zona do rebaixamento. A verdade é que no futebol, às vezes, nem sempre dois mais dois são quatro. Nem sempre montar um time mais qualificado dá resultados.

E como trabalhar vivendo uma situação tão complicada?
Não é fácil, mas os atletas estão se empenhando. Esperamos que no dia 8 de dezembro possamos comemorar a permanência na Série A.

Estádio dos Aflitos

Grande campanha em 2012
O Náutico terminou o o último Brasileirão em 12º – foi o seu melhor desempenho nos pontos corridos. E se o Timbu permaneceu na Série A, a campanha nos Aflitos foi decisiva: 42 dos 49 pontos (82,5%) da equipe vieram diante da sua torcida. O aproveitamento nos Aflitos em na Série A 2012 foi de 73,6%.

Boa média de público
O Estádio dos Aflitos tem capacidade para 22 mil torcedores. Em seus 19 jogos em casa pelo Brasileirão-2012, o Timbu teve a boa média de público de 13.173. Foi a nona equipe que mais levou torcedores ao estádios: 250.279 no total.

Arena Pernambuco

Ainda não teve sintonia...
O Náutico fechou acordo para mandar seus jogos na Arena Pernambuco ainda em 2011. A mudança aconteceu na terceira partida do Timbu como mandante no Brasileirão: derrota para a Ponte Preta por 3 a 1. Na sequência, veio apenas uma vitória (contra o Inter por 3 a 0), um empate e duas derrotas. O aproveitamento é de apenas 26,6%.

A torcida comparece!
A média de público do Náutico na Arena é até boa (são 17.548 torcedores/jogo) considerando a situação do time e a localização do estádio, cuja capacidade máxima é de 46 mil pessoas.

Siga o Lance! no Google News