Quantas bolas existem em um jogo oficial no Brasil? Veja o regulamento

Uma dúvida que sonda os fãs do esporte sobre o item mais cobiçado do jogo

Escrito por

Para que uma partida oficial de futebol seja realizada no Brasil, o regulamemento prevê que tenha 9 bolas à disposição, seja um confronto pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou campeonato estadual.

Todas as bolas usadas nos jogos de uma competição oficial organizada sob a tutela da FIFA ou das confederações devem cumprir os requisitos do Programa de Qualidade da FIFA para Bolas de Futebol e exibir um de seus selos de qualidade.

A bola não pode ter publicidade, apenas a marca da fabricante, logotipo da competição e emblema da federação local. O regulamento da competição pode restringir o tamanho e a quantidade dessas marcas.

E se a bola apresentar defeito? Nesse caso, a partida é paralisada, o equipamento é trocado e depois o confronto é reiniciado com bola ao chão.

Já se bola apresentar alguma imperfeição no momento da execução de um tiro de saída, um tiro de meta, um escanteio, um tiro livre, um tiro penal ou um arremesso lateral, o reinício de jogo deve ser repetido.

+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00

Se o equipamento apresentar defeito no momento da cobrança de uma penalidade máxima durante o tempo regulamentar ou na disputa de pênaltis, enquanto estiver se movendo para frente e antes de tocar em um jogador, o travessão ou as traves, a cobrança deve ser executada novamente.

A bola não pode ser substituída durante o jogo sem a autorização do árbitro.

As bolas são distribuídas pelo campo: duas em cada linha lateral, uma atrás de cada gol, duas reservas junto a mesa delegado da partida e uma em jogo.

Quando duas ou mais bolas entram em campo, o jogo é interrompido e só retorna quando a pelota extra é retirada. A responsabilidade de ajudar a repor a bola ao campo de jogo é do gandula.

*JOÃO PEDRO LIMA colaborou sob a supervisão de Luiz Cláudio Amaral

Siga o Lance! no Google News