Sebastian Báez, número 31 do mundo, conquistou, neste domingo (23), o bicampeonato do Rio Open, fazendo história no torneio como o primeiro a repetir o troféu na maior competição na América do Sul. Báez acabou com o encanto do francês Alexandre Muller, 60º colocado e algoz de João Fonseca, marcando 2 sets a 0 com fáceis 6/2 e 6/3 após 1h26min de jogo na quadra central Guga Kuerten.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O argentino vence a 10ª partida seguida no torneio carioca e ergue a sétima conquista em sua carreira, sendo a sexta no piso de saibro. Báez acaba com a sequência do rival que tinha eliminado três argentinos no torneio: Tomas Etcheverry nas oitavas, Francisco Cerundolo nas quartas e Francisco Comesana na semi.
Os dois sets foram bem controlados. No segundo ele abriu 2 a 1 com quebra, Muller virou para 3 a 2, mas a seguir foram quatro games seguidos do sul-americano.
➡️ Vencedores do Rio Open: os campeões do saibro carioca
Báez se torna o maior ganhador no saibro, com 72 vitórias, passando as 71 do norueguês Casper Ruud, desde 2022. Ele dá mais um título para a Argentina que já tem Diego Schwartzman como vencedor em 2018. Pablo Cuevas, do Uruguai, em 2016, e Cristian Garin, do Chile, em 2020, foram outros sul-americanos campeões nesta que foi a 11ª edição do evento. Os demais saíram da Europa.
Báez comemora bi no Rio Open
Após conquistar o título, Sebastian Báez falou sobre a conquista:
- Muito contente e orgulhoso de como foi a semana e a partida de hoje. Uma final é sempre muito linda, mas diferente. Primeiro saiu o que vínhamos planejado no tático, depois eu não esperava ganhar fácil.
Báez revelou que tinha dúvidas sobre participar do Rio Open por conta da sua má fase, ele havia perdido para Thiago Wild nas oitavas do Aberto de Buenos Aires:
- Eu não estava seguro de vir aqui para o Rio pelos resultados e por como estava me sentindo. Meu treinador disse para colocar no peito e bancar, o resultado que fosse, encarar com valentia. Essa foi a decisão que tomamos e foi uma decisão muito boa.