Santos teme ‘loucuras’ de Bielsa, mas confia em adaptação do argentino

Escrito por

– A aposta é arriscada. Ele é louco. Louco mesmo, maluco.

A frase acima foi dita por um dirigente do Santos e mostra que, apesar de Marcelo Bielsa ser o principal alvo do Comitê de Gestão para o lugar de Muricy Ramalho, ele enfrenta resistência e desconfiança no clube.

Alguns cartolas temem que as “maluquices” do argentino não sejam aceitas por jogadores e torcedores. Bielsa é reconhecido pela extrema sinceridade, aversão à fama e obsessão por treinos e análises táticas. Detalhista ao extremo, ele teve problemas de relacionamento com a diretoria e alguns jogadores do Athletic Bilbao (ESP), que dirigiu nas duas últimas temporadas. Até por isso, não teve seu contrato renovado com o clube.

Na equipe basca, El Loco, como é conhecido, chegou até a agredir o responsável por uma obra no CT e pediu demissão após a confusão. Depois, convencido pela direção do clube, ele voltou atrás.

Se por um lado o Santos se preocupa com o estilo incomum de Bielsa, por outro o clube aposta que o treinador pode alcançar na Vila Belmiro a idolatria que teve em outros lugares. No Bilbao, por exemplo, ele se adaptou à cultura do País Basco e passou a ser adorado pela torcida, assim como no Chile, quando dirigiu a seleção local entre 2007 e 2011. Ele também é ídolo do Newell's Old Boys (ARG), onde foi jogador e técnico. A paixão por El Loco é tão grande em Rosário que, em 2009, o estádio do clube passou a ter o nome dele.

Os defensores de Bielsa no Peixe também afirmam que ele combina perfeitamente com o DNA santista, tão propagado pelo presidente Luis Alvaro Ribeiro. O argentino costuma armar esquemas ofensivos e gosta de trabalhar com jovens atletas.

Por essas e outras, o Comitê entende que a “loucura” compensa.

Algumas loucuras de Bielsa

Filósofo
Embora avesso a entrevistas (ele não concede exclusivas), Bielsa é famoso por suas frases de efeito. Há blogs e perfis nas redes sociais dedicados apenas a citar tais pérolas.

Vídeos...
Técnico levou 7 mil vídeos para se distrair durante a Copa de 2002
– Se eu perder, sinto-me inabilitado para a felicidade – justificou-se, à época.

... e mais vídeos
El Loco tem uma vasta coleção de VHS com jogos de times de todo o mundo, até pequenos de São Paulo.

Meditação
De acordo com a imprensa chilena, Bielsa deu aulas de ioga aos jogadores antes da Copa do Mundo de 2010.

Inquieto
Durante os jogos, o técnico não para. Agacha, se levanta, orienta o time, gesticula, mexe no óculos, na roupa...

Viciado
Bielsa chegou a instalar um aparelho de videocassete em sua perua para poder assistir a partidas enquanto ia do CT à sua casa. Seu auxiliar era o motorista.

Sem moleza
No Newell’s, El Loco levou o time para concentrar em hotéis de duas estrelas e até em uma base militar, quando informou ao elenco que o telefone só poderia ser utilizado em casos únicos.

Siga o Lance! no Google News