menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sequência atual de Tite é pior que a derradeira de Adilson Batista no Timão


Escrito por

A fase turbulenta do Corinthians no Campeonato Brasileiro gera questionamentos sobre a demissão do técnico Tite. A história recente, porém, mostra que o clube evitou trocar o comando. Nos últimos seis anos, apenas um foi demitido: Adilson Batista.

Na fase atual, Tite enfrenta um jejum de cinco partidas - um empate e quatro derrotas -, com o aproveitamento de apenas 6,6%. Adilson foi demitido com aproveitamento de 13,3% em seus últimos cinco jogos. O currículo campeão do atual treinador, claro, tem maior peso para a sua permanência e para o respaldo que ainda tem da diretoria, comissão técnica e jogadores.

Do início de 2008 para cá, após o rebaixamento, só três técnicos assumiram o Corinthians. Mano Menezes ficou de janeiro de 2008 até o meio de 2010, quando recebeu um convite da Seleção Brasileira e foi liberado. Após a eliminação para o Flamengo nas oitavas de final da Libertadores de 2010, no início de maio, o gaúcho ficou ameaçado. Pressionada pela torcida, a diretoria do Timão tomou uma atitude em entrevista coletiva e anunciou a renovação do técnico, surpreendendo a todos.

Depois que Mano saiu, a aposta foi em Adilson Batista, que vinha de um bom trabalho no Cruzeiro. O ex-treinador teve uma boa campanha no início e esteve na maior parte do campeonato nas primeiras posições, brigando pelo título. Com ele, no entanto, a equipe alvinegra entrou em uma fase ruim, aliado a desfalques importantes, como Ralf e Ronaldo. O Corinthians caiu na tabela com uma sequência de três derrotas e dois empates - sendo a última partida uma derrota por 4 a 3 para o Atlético-GO, no Pacaembu. Então, Adilson não resistiu e foi demitido.

A solução imediata foi apostar no auxiliar Fábio Carille, que treinou o Timão em duas partidas. Logo depois, Tite foi chamado dos Emirados Árabes e assumiu o comando, em outubro de 2010. Pressionado após a eliminação para o Tolima (COL) na Libertadores de 2011, e após uma sequência ruim no Brasileirão de 2011, ele foi bancado pelo presidente Andrés Sanchez. No fim, acabou conquistando o Brasileirão 2011, a Libertadores 2012, o Mundial 2012, o Paulistão 2013 e a Recopa Sul-Americana 2013. Com as conquistas, é considerado por muitos o maior dos 103 anos de história do clube.

O último ano de "facão" no Parque São Jorge foi em 2007. Naquela temporada, quatro técnicos comandaram a equipe: Emerson Leão, Paulo Cesar Carpegiani, Zé Augusto (interino) e Nelsinho Baptista. O último era o treinador do empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Olímpico, duelo que rebaixou o Corinthians no Brasileirão de 2007.

SEQUÊNCIA ATUAL DE TITE*

Internacional 1x0 Corinthians
Corinthians 0x0 Náutico
Botafogo 1x0 Corinthians
Corinthians 1x2 Goiás
Ponte Preta 2x0 Corinthians

*Aproveitamento de 6,6%

SEQUÊNCIA FINAL ANTES DA QUEDA DE ADILSON (2010)*

Internacional 3x2 Corinthians
Corinthians 1x1 Botafogo
Corinthians 2x2 Ceará
Atlético-MG 2x1 Corinthians
Corinthians 3x4 Atlético-GO

*Aproveitamento de 13,3%

SEQUÊNCIA FINAL ANTES DA QUEDA DE NELSINHO (2007)*

Flamengo 2x1 Corinthians
Corinthians 2x2 Atlético-PR
Goiás 1x1 Corinthians
Corinthians 0x1 Vasco
Grêmio 1x1 Corinthians

*Aproveitamento de 20%

SEQUÊNCIA FINAL ANTES DA QUEDA DE CARPEGIANI (2007)*

Corinthians 2x1 Grêmio
Botafogo 2x3 Corinthians
Juventude 2x2 Corinthians
Botafogo 3x1 Corinthians
Corinthians 0x3 Cruzeiro

*Aproveitamento de 46,6%

Roberto de Andrade garante Tite até o fim de 2013

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter