À la Tite, Corinthians faz ajustes e encaixa melhor defesa do Brasileirão

Escrito por

A melhor fase do Corinthians no Campeonato Brasileiro acontece justamente no momento em que Tite conseguiu reajustar o sistema defensivo. Diante do Flamengo, a equipe alvinegra somou a quarta partida consecutiva sem sofrer gols e isolou-se como a menos vazada da competição nacional – apenas 8 gols sofridos –, superando o arquirrival Palmeiras (veja lista abaixo).

O treinador, que se irrita quando é chamado de retranqueiro, tem como marca montar boas defesas. Em sua última passagem vitoriosa, o maior exemplo foi o principal título, da Libertadores de 2012. Com apenas quatro gols sofridos em 14 partidas, o Timão bateu recordes e levantou a taça de forma invicta.

O setor defensivo, que evoluiu nas últimas rodadas, passou por mudanças. Uendel assumiu o lugar de Fábio Santos, vendido ao Cruz Azul (MEX); Bruno Henrique ganhou a vaga do cão de guarda Ralf, mas não deixou a zaga desprotegida; mais atrás, Felipe recuperou a posição ao lado de Gil. O experiente Edu Dracena foi escalado como titular por sete rodadas consecutivas, mas foi mal em duelos importantes, contra Palmeiras, Grêmio e Santos. O (de novo) titular festeja.

– O motivo de sofrer menos gols é a confiança que o Tite passa para nós. O que ele passa, a gente faz dentro de campo. Tem toda a parte de treinamento, orientação se o atacante vem de frente, se precisa correr para trás, tudo isso eu pego rápido... Quando saí, trabalhei da mesma forma, para que eu pudesse fazer do mesmo jeito quando voltasse – afirmou o zagueiro Felipe.

Felipe é titular do Timão ao lado de Gil (Foto: Ari Ferreira)

A última sequência sem sofrer gols havia sido na metade de março. Na ocasião, foram seis jogos, em duelos pelo Paulistão e Libertadores. A série seria ainda maior, mas foi quebrada com um gol marcado aos 47 minutos do segundo tempo por Barreto, do Danubio (URU).

Agora, a barreira alvinegra voltou! E o Timão vai crescendo...

ÚLTIMOS ANOS

2014

O GRÊMIO teve a melhor defesa da competição, com apenas 24 gols sofridos. O CORINTHIANS de Mano Menezes ficou em segundo no quesito, com 31 gols sofridos.

2013

Apesar de ter terminado em décimo, o CORINTHIANS de Tite teve a zaga menos vazada, com 22 gols sofridos. O GRÊMIO, segundo melhor, terminou com 35 gols sofridos.

2012

Focado no Mundial do Japão, o CORINTHIANS terminou com 39 gols sofridos, como a quinta melhor defesa. As melhores defesas foram do campeão FLUMINENSE e do GRÊMIO, ambos com 33 gols sofridos.

2011

No ano do Penta, o primeiro título da última passagem de Tite, o CORINTHIANS terminou com a defesa menos vazada, com 36 gols sofridos. O Palmeiras na ocasião apenas o 11º colocado, foi o segundo no quesito, com 39 gols sofridos.

AS DEFESAS MENOS VAZADAS DO BRASILEIRÃO 2015

Corinthians: 8 gols sofridos
Palmeiras: 10
Fluminense: 11
Cruzeiro: 11
Atlético-MG: 12
São Paulo: 12
Chapecoense: 12
Goiás: 12
Grêmio: 13
Sport: 14

Siga o Lance! no Google News