menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Torcida do São Paulo já é a segunda maior, em média, no Brasileirão

Panfletos sobre as mudanças no estatuto do Fluminense (Foto: Rodrigo Lois)
Panfletos sobre as mudanças no estatuto do Fluminense (Foto: Rodrigo Lois)

Escrito por

Com a fama de só encher o Morumbi em finais ou em jogos decisivos, a torcida do São Paulo prova o contrário neste Brasileirão. Com os mais de 50 mil presentes no último domingo, o Tricolor se tornou o segundo em média de público no campeonato. Nesta quarta-feira, o palco será diferente, oportunidade para matar a saudade do Pacaembu e manter as partidas da equipe com arquibancada lotada.

Até o início da noite de segunda-feira, 9.100 ingressos haviam sido vendidos para o confronto com a Universidad de Chile, pelas quartas de final da Sul-Americana, que acontecerá no estádio municipal porque o Morumbi está sendo preparado para o show da cantora Lady Gaga, no domingo.

Dos cinco maiores públicos do Brasileirão, quatro são em jogos do São Paulo, que não esteve perto da liderança em nenhum momento. A média é de 22.177 pagantes nas 17 partidas como mandante. Número que deixa o clube, nesse quesito, atrás apenas do Corinthians.  

Mesmo que compareça em grande número nos últimos dois jogos em casa, a torcida são-paulina dificilmente vai superar a rival. Isso porque o Majestoso da última rodada terá de ser fora do Morumbi, devido ao show da Madonna. Arena Barueri ou Pacaembu, opções do clube, têm capacidade inferiores ao Cícero Pompeu de Toledo.

Diretor comemora 'resgate' da torcida são-paulina no Morumbi

O resultado é comemorado pela diretoria porque superou o do Brasileirão do ano passado, quando a equipe teve média de 21.485 pagantes. A boa fase do time e o setor popular são os principais motivos atribuídos pelo sucesso de público.  

Na Sul-Americana, a equipe ainda não teve mais de 15 mil presentes, o que deve ser superado diante da La U. Não é apenas o torcedor que terá de se ambientar com o novo local, os jogadores também.

– É diferente, mas o Pacaembu é um campo bom de se jogar. Eu prefiro o Morumbi, é minha casa, mas como optaram pelo Pacaembu, temos de ir lá e fazer o nosso papel em campo – declarou Wellington.  

Neste final de ano, não faltam motivos para os tricolores acompanharem o time. Lucas está em seus últimos jogos, Rogério Ceni ainda não decidiu se renovará para 2013, a equipe está perto de voltar para a Libertadores após dois anos fora e, no Pacaembu, pode se garantir na semifinal da Sul-Americana.  

Os cinco maiores públicos do BR-12

4/11    São Paulo    1x1    Fluminense    54.118

23/9    São Paulo    1x0    Cruzeiro    40.457

30/9    Grêmio       1x1    Santos    38.212

29/7    São Paulo    4x1    Flamengo    35.049

6/10    São Paulo    3x0    Palmeiras    34.941

Como melhorar ainda mais o público

Sócio-torcedor - A diretoria tem tido reuniões e está estudando formas de melhorar o plano e passar a convencer mais são-paulinos a se tornarem sócios-torcedores. As novidades devem ser lançadas na próxima temporada. Atualmente, o clube tem 50 mil adeptos do programa.  

Metrô - A previsão é de que no segundo semestre de 2013 esteja pronta a estação São Paulo-Morumbi, que ficará na Avenida Francisco Morato, próxima ao estádio. A diretoria acredita que isso facilitará muito o acesso do torcedor ao Morumbi, principalmente em jogos à noite.

Mais reformas - O Morumbi está em constante reformulação. As arquibancadas estão ganhando cadeiras novas, além de outras obras nas partes internas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter