Últimos dos 1.091 gols de Pelé pelo Santos completam 39 anos

Escrito por

O torcedor do Santos talvez não imaginasse naquela ocasião, mas o dia 22 de setembro de 1974 entraria para a história como a data dos últimos dois gols de Pelé vestindo a camisa branca que ele mesmo consagrou durante 18 temporadas. Há exatos 39 anos, em confronto diante do Guarani, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, pelo Campeonato Paulista, o Rei do Futebol anotou duas vezes no empate santista por 2 a 2.

Após o embate diante do Guarani, o Rei ainda entrou em campo mais quatro vezes pelo Santos, mas não marcou gols contra o Corinthians, um de seus rivais preferidos, Bahia, New York Cosmos, que seria seu último time, e nem na despedida oficial, no dia 2 de outubro de 74, quando o Santos encarou a Ponte Preta diante de 20 mil torcedores na Vila Belmiro. Lesionado, ficou apenas 22 minutos em campo e depois ajoelhou-se no campo e agradeceu o carinho dos santistas.

Entre 1956 e 1974, Pelé defendeu o Santos em 1.116 partidas, marcando 1.091 gols ao todo. Nos dois últimos gols marcados - os da partida contra o Guarani -, o Rei teve a companhia dos seguintes jogadores: Cejas; Zé Carlos, Oberdan, Marinho Perez e Wilson Campos; Léo Oliveira e Brecha (Vicente); Cláudio Adão, Adilson e Edu (Mazinho). O comandante daquela equipe era Tim, ex-jogador, que dirigiu o Peixe por 67 partidas entre 74 e 75.

Recentemente, o departamento de história do Santos recordou outra marca histórica de Pelé com a camisa do Santos: no dia 7 de setembro de 2013 completou-se 57 anos do primeiro jogo do Rei. Na cidade de Santo André, a equipe goleou um Corinthians genérico pelo placar de 7 a 1, com direito a um gol do garoto de 16 anos. Naquela oportunidade, os que lhe fizeram companhia foram os seguintes: Manga; Hélvio e Ivã (Cássio); Ramiro (Fioti), Urubatão e Zito (Feijó); Alfredinho (Dorval), Álvaro (Raimundinho), Del Vecchio, que deu lugar ao Rei, Jair e Tite. O técnico já era Lula.

Siga o Lance! no Google News