Nesta terça, o webinar da Academia LANCE! recebeu Guilherme Ribenboim, vice-presidente global de operações do Twitter, e debateu sobre assuntos referentes ao mundo esportivo na rede social. Além dele, o evento contou com a presença Aigor Ojêda, editor do LANCE!, e Pedro Trengrouse, advogado e coordenador acadêmico do programa FGV/FIFA/CIES em Gestão de Esporte.
Guilherme Ribenboim destacou o sucesso do futebol no Twitter, onde o esporte é utilizado como segunda tela, em que os torcedores comentam de maneira simultânea e interativa as partidas. Com isso, ele relembrou o sucesso do Flamengo em 2019, quando os conteúdos divulgados pelo clube foram muito acessados.
- O Twitter é uma plataforma voltada a mostrar o que está acontecendo, e neste sentido, o nosso papel como segunda tela é muito relevante. A gente é uma plataforma para pessoas que querem assumir conteúdos "assincronizados". Você está vendo um jogo na televisão, e está conversando sobre ele no twitter - disse, e acrescentou.
- A melhor estratégia de usar o Twitter é você criar um conteúdo diferenciado. O torcedor está buscando isso. Se você consegue produzir um conteúdo diferente, que seja único, exclusivo, que seja bastidores, breaking news, esse é o conteúdo que irá atrair o torcedor para seguir o seu canal em determinada plataforma - explicou.
- O Flamengo ano passado teve um case de sucesso enorme na Libertadores. A final do Flamengo foi mais 'twittada' que a final da Champions League. O evento mais 'twittado' de futebol em 2019. Isso mostra o tamanho da força de um clube, quando ele está naquele momento de ápice do seu desempenho, indo bem nas competições - completou
Além disso, Guilherme salientou que os clubes brasileiros estão mais sofisticados na produção de conteúdos, mas que necessitam buscar ainda mais engajamento e serem mais agressivos na utilização da plataforma. Com novas estratégias para alavancar a audiência.
- Eu acho que os clubes têm muito trabalho a fazer. Acho que eles têm que ser muito mais agressivos na maneira como utilizam a plataforma. Usar como sua plataforma de comunicação principal, como um lugar onde você pode divulgar o instantâneo, o tempo real - frisou, e complementou.
- Os melhores casos de sucesso de clubes de futebol no Twitter acontecem quando se tem a divulgação do nome do técnico na plataforma, ou que divulgam o nome de um jogador contratado no Twitter, ou que mostra a escalação primeiro na rede social. Os clubes começaram a ficar mais sofisticados, hoje eles buscam criar memes no Twitter. Eles mesmos procuram produzir conteúdos, que vão viralizar através da plataforma - finalizou
Sobre o webinar
A Academia LANCE! vem ministrando uma série de webinars com convidados importantes para debater assuntos atuais envolvendo esporte, marketing, finanças e negócios.