Avatar
Leonardo Bessa
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/04/2025
17:42
Compartilhar

Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite completaria 71 neste domingo (13) e a data foi reservada para grandes homenagens. Além da principal delas, que foi a festa em São Januário na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, outras figuras importantes destacaram a grandeza do "Bob", que morreu no dia 8 de janeiro de 2023, em decorrência de um câncer no intestino.

Vegetti recebe homenagem do Vasco por artilharia no século XXI

Nas arquibancadas da Colina Histórica, uma linda festa dos torcedores vascaínos com mosaico 3D e bandeirão com uma ilustração do maior artilheiro da história do clube, com 708 gols. Durante o show de luzes, o estádio todo se apagou e apenas a estátua do ídolo ficou iluminada, contando com projeções no gramado.

Estátua de Roberto Dinamite iluminada antes do jogo contra o Sport (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

Apesar de não usar a camisa dez, que atualmente está com Payet, Philippe Coutinho, o 11, presenteou a família de Roberto Dinamite com a camisa utilizada em jogo. A peça foi entregue a Rodrigo Dinamite, filho do Maior de Todos (alcunha dada pelo clube).

Um dos principais comunicadores do Grupo Globo, o comentarista Lédio Carmona, torcedor declarado do Cruz-Maltino, fez publicação nas redes sociais exaltando Roberto Dinamite: "Faria 71 anos hoje. Faria, não. Faz 71 anos. Ídolos e heróis não morrem. São eternos. Feliz aniversário, Roberto Dinamite".

Grandeza e marcas de Dinamite pelo Vasco

Roberto Dinamite tem uma lista robusta de grandes marcas alcançadas em sua vitoriosa carreira. Ele, além de jogador, foi eleito presidente do clube em 2008 e reeleito em 2011, tendo conquistado Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro. "Bob" conseguiu pelo Vasco:

– 1.110 jogos pelo Vasco da Gama (jogador que mais vestiu a camisa do clube)

– 708 gols pelo Vasco da Gama (maior artilheiro da história)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols)

– Maior artilheiro da história do Campeonato Carioca (279 gols)

– Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)

– Maior artilheiro da história dos confrontos do Vasco com seus principais rivais:

– Vasco x Flamengo (27 gols x 19 gols de Zico)

– Vasco x Fluminense (36 gols x 12 gols de Waldo)

– Vasco x Botafogo (25 gols x 17 gols de Quarentinha)

– Autor do gol mais bonito da história do Maracanã (1976)

Siga o Lance! no Google News