Na manhã desta segunda-feira, o Vasco apresentou o seu novo diretor executivo de futebol. Trata-se de Alexandre Faria, que chega ao clube para substituir Paulo Pelaipe, demitido no início do mês. Presidente cruz-maltino, Alexandre Campello esteve ao lado do novo dirigente na sala de imprensa durante a primeira entrevista coletiva. O principal tema abordado por Faria foi a austeridade financeira na busca de reforços para a equipe comandada pelo técnico Jorginho.
- Sobre metas, na conversa que tive com o presidente Campello, conversamos sobre a engrenagem do Vasco que funciona bem. São três coisas. Primeira é a organização do departamento, condições de trabalho no CT. Vamos trabalhar para que tenham a melhor estrutura. O Vasco tem uma estrutura maravilhosa em São Januário, Com os acordos para os CTs do profissional e da base, vamos colocar nosso dedo lá para oferecer melhores condições - afirmou o novo diretor executivo de futebol antes de completar:
- A segunda coisa é a austeridade financeira. Uma austeridade financeira absoluta. Qualquer jogador quer atuar no Vasco. Isso é um valor agregado muito grande e que iremos usar. Vamos trabalhar para trazer os melhores atletas sem extrapolar o orçamento apresentado para o departamento de futebol. E o terceiro ponto é o fortalecimento da categoria de base, que é o que mais me encanta. Philippe Coutinho é o melhor do Brasil na Copa do Mundo na minha opinião, por exemplo, e é daqui do Vasco.
Alexandre Faria e Alexandre Campello não quiseram entrar no mérito de nomes que o Vasco está de olho para contratar. Enfatizaram neste sentido ao dizer que estão mapeando o mercado da bola neste período sem jogos por conta da Copa do Mundo da Rússia, conversando internamente para que os valores nas negociações não se inflacionem. Apenas dois jogadores foram citados: o lateral-direito Lenon, que o Guarani confirmou ter emprestado para o Vasco até o fim deste ano, e o zagueiro Digão, do Cruzeiro, com quem há negociação.
- Em relação ao Lenon, ele foi mapeado pelo clube. Gosto muito do atleta, tinha tentado contratar antes. O Vasco só anuncia depois de tudo assinado. O jurídico está resolvendo a questão burocrática de um documento, por isso não confirmamos ainda. Falando sobre a defesa, temos que tentar qualificar. O PC Gusmão (coordenador de futebol do Vasco) ficou empolgado com dois atletas do sub-20. Primeiro temos que olhar para dentro de casa. Se entendermos que vai qualificar e está no orçamento, vamos avaliar - despistou.
O último trabalho de Alexandre Faria foi no Sport, onde ficou até fevereiro deste ano. Na equipe de Pernambuco, o dirigente se envolveu em polêmicas. A principal foi ficar ao lado do então técnico Vanderlei Luxemburgo, após o treinador usar um discurso duro contra o elenco após a goleada sofrida para o Grêmio por 5 a 0, no Brasileiro de 2017. Em São Januário, Faria integrará o Comitê Gestor de Futebol do Vasco, se reportando aos demais dirigentes da pasta para contratações e outras decisões.