Foi no detalhe, mas de forma relevante. Na última quinta-feira, durante a transmissão de sua apresentação oficial como novo vice-presidente de futebol do Vasco, José Luís Moreira fez questão de citar alguns amigos. Um deles, tratou como um conselheiro. Não do Deliberativo do clube, mas pessoal: o grande benemérito Jorge Salgado. E o carinho e a forma da citação indicam um caminho que está sendo traçado.
Salgado é figura antiga, mas discreta na política cruz-maltina. Candidato a presidente em diferentes oportunidades, ex-dirigente e bem visto por diferentes grupos, ele é influente e já apoiou o clube em diferentes momentos, com diferentes presidentes. Agora, é com José Luís Moreira no comando do futebol.
- Quero dizer que tenho um conselheiro, amigo meu, Jorge Salgado, e falamos sobre dar oportunidade ao Ramon - citou o dirigente na oportunidade.
Desde que reassumiu a cadeira da vice-presidência, Moreira tem ressaltado a busca pelo que chama de credibilidade. Fazer do Vasco novamente um clube em que se possa confiar. Trocando em miúdos, aproximar do clube pessoas e empresas bem vistas, e que possam ajudar nos contatos com outras pessoas e empresas. Sempre no objetivo de minimizar as dívidas, especialmente com atletas e funcionários, e obter investimentos.
Empresário respeitado no mercado, Salgado tem bom trânsito junto a diferentes correntes políticas - reportagem do Jornal O Globo, no início deste ano, revelou interesse do Desenvolve Vasco em tê-lo como candidato à presidência do clube no pleito deste ano -, mas segue avesso, no momento, aos holofotes. Paralelamente, segue ajudando o Vasco.
Tanto José Luís Moreira quanto Jorge Salgado são grandes beneméritos do Vasco. A amizade de longa data entre os empresários se traduz, agora, na influência para a efetivação de Ramon Menezes como treinador da equipe principal. Nada demais imaginar que outros beneméritos, mesmo não ligados à atual gestão, passem a contribuir, de alguma forma, para um futuro melhor do clube de São Januário.