Vasco estreia no Brasileirão com dúvidas e esperança de não sofrer

Equipe Cruz-Maltina terá apenas uma competição até o fim da temporada, mas entra no Brasileiro sem treinador definido e com dúvidas no time

Escrito por

Se o último Campeonato Brasileiro foi marcado por sofrimento até o último jogo, desta vez o Vasco quer afastar o fantasma do rebaixamento mais cedo. Neste domingo, o Cruz-Maltino estreia na competição contra o Athletico Paranaense, na Arena da Baixada, e já precisará encontrar um bom futebol logo de cara. Ainda sem treinador, a equipe é cercada de dúvidas, mas pode seguir o embalo da boa partida contra o Santos, na Copa do Brasil, para sair com um resultado positivo fora de casa. A partida, às 16h, terá transmissão em tempo real do LANCE!.

O Vasco, que só tem o Brasileirão até o fim do ano, ainda trabalha com cautela para a reposição do treinador após a demissão de Alberto Valentim na final do Campeonato Carioca. Com o português Jorge Jesus como único alvo neste momento, o clube não vem fazendo investidas no mercado para tratar o assunto com cautela.

Como a negociação é difícil, o Cruz-Maltino dará mais chances a Marcos Valadares, que terá mais uma oportunidade no comando contra o Athletico-PR, e vem ganhando a confiança da diretoria. Depois de liderar o time no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o treinador foi bem no duelo contra o Santos, com mudanças táticas e um bom jogo coletivo.

- Temos acompanhado o Athletico. É realmente uma grande equipe. Tem feito um grande trabalho. Estamos muito motivados pelo o que praticamos no jogo contra o Santos, um time muito forte. Entendemos que será um jogo difícil e a ideia é estudar bem, analisar situação de departamento médico ainda. Foi um jogo muito forte (contra o Santos) - analisou Valadares.

O conhecimento do treinador e a atuação que terminou com aplausos da torcida contra a equipe paulista rendem também mais confiança aos jogadores. A falta de uma definição de treinador faz com que o Vasco não tenha ainda um estilo de jogo resolvido. No entanto, os atletas já mostraram uma evolução natural, mesmo com apenas um dia de trabalho completo.

A ideia inicial é não sofrer novamente com a zona de rebaixamento. Com apenas um foco, o torcedor vascaíno espera, ao menos, que a equipe consiga se estabelecer no meio da tabela. Vale ressaltar que a parada para a Copa América após nove rodadas será um período importante para que o time acerte os eventuais problemas do início da competição.

- Às vezes as coisas não acontecem como queremos, mas agora vão acontecer. Queremos brigar lá em cima no Brasileiro. O torcedor pode esperar que vamos brigar e lutar. Imprimir o ritmo de jogo em casa e fora. Jogar como Vasco, a camisa grande que é. Nosso objetivo é sempre brigar lá em cima - avaliou o zagueiro Ricardo, que será titular.

Desfalques e possíveis mudanças

Em seu segundo jogo no comando vascaíno, Marcos Valadares terá alguns problemas para administrar. O goleiro Fernando Miguel, o zagueiro Leandro Castan e o atacante Rossi continuam fora da equipe. Os dois primeiros já estavam atuando no sacrifício e agora tentam se recuperar completamente antes de retornar.

Além disso, Valdívia, Marcos Júnior e Jairinho, reforços para a competição, não estão regularizados no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) ainda e, portanto, não podem estrear no Campeonato Brasileiro. Outro fator é o desgaste da equipe. Com muitos jogos importantes em sequência, é possível que alguns atletas sejam poupados.

Siga o Lance! no Google News