Inspiração vencedora: a conversa entre Cáceres e Julio dos Santos
Paraguaio contratado para a lateral direita falou com o meia compatriota bicampeão carioca pelo Cruz-Maltino. Defensor espera rápida adaptação ao futebol brasileiro<br>
Entre 2015 e o início de 2017, o Vasco teve um paraguaio no elenco que dividia opiniões, mas somou 91 participações. Era Julio dos Santos, contratado com status de artilheiro da Copa Libertadores de 2014. E foi a ele que o lateral Raúl Cáceres recorreu para buscar informações sobre o Cruz-Maltino.
- É uma sensação única. Jogar no Brasil é um sonho. Agora é esperar oportunidade, lutar pelo meu lugar. Ainda não conversei muito com os novos companheiros, mas falei com o Julio dos Santos, que jogou aqui, e que me falou de como é jogar aqui, da torcida, e isso me entusiasmou muito - afirmou.
Cáceres deixou o Cerro Porteño - por empréstimo - para jogar no Cruz-Maltino. Mesmo Cerro para o qual Julio vai voltar a defender a partir deste ano. Pelo clube de São Januário foram dois títulos do Campeonato Carioca, participação na campanha do rebaixamento de 2015, no Campeonato Brasileiro, e mas sem fazer gols.
Acontece que as fases artilheiras foram nos anos de futebol paraguaio do meio-campista que, hoje, tem 35 anos. No Vasco, ele precisou se adaptar até taticamente. De meia mais próximo à área, atuou aberto pela direita e até como volante. Já Cáceres teve suas credenciais apresentadas pelo próprio diretor de futebol do Vasco, Alexandre Faria.
- O Cáceres vem tendo desempenhos sequentes de bom nível. Tem características defensivas e ofensivas fortes. Vem com opção de compra e empréstimo até o fim do ano - justificou na apresentação do lateral.