Léo Jardim x Ivan: goleiros do Vasco travam disputa pela titularidade no clássico contra o Fluminense

Depois de anos, Cruz-Maltino volta a ter grandes "camisas 1", e LANCE! traz quem deve estar entre os titulares no domingo

Escrito por

A base do "novo" Vasco tem sido estruturada a partir da defesa, começando embaixo das traves. Após a vitória sobre o Nova Iguaçu por 2 a 0, em duelo do Carioca, um tema bastante comentado entre os torcedores foi sobre a titularidade no gol da equipe. O Cruz-Maltino há tempos não tem dois grandes "camisas 1". Hoje, Léo Jardim e Ivan travam uma boa e sadia disputa.

O Vasco faz o primeiro clássico do ano contra o Fluminense. E este jogo é o primeiro teste do atual time cruz-maltino, tendo em vista que o rival é um adversário mais estruturado dentro de campo. Mas afinal, quem deve ser o titular contra o Tricolor das Laranjeiras? O LANCE! opina.

A primeira exibição de Léo Jardim foi contra o Nova Iguaçu, na última terça-feira. Inclusive, o adversário praticamente não levou perigo ao gol do Vasco. Com isso, Léo quase não foi exigido. Se a Laranja da Baixada teve ao menos duas chances no final do jogo foi muito. No entanto, vale destacar que nestas duas oportunidades, o goleiro se saiu bem nas defesas.

Por vezes, a construção de jogadas por Léo Jardim, que não deu sustos e mostrou qualidade com a bola nos pés, parece ser uma boa opção. Os lançamentos longos foram precisos, e o goleiro do Vasco mostrou que este também é um dos seus pontos altos. Apesar do Nova Iguaçu ser um adversário fraco, as credenciais apresentadas pelo camisa 20 foram positivas.

Ivan tem mais tempo e minutos no Vasco do que Léo Jardim. Das oito partidas do Vasco - contando com as da pré-temporada -, o goleiro esteve em campo na metade. Porém, já tem uma atuação negativa no currículo. No caso, na derrota para o Volta Redonda. O camisa 97 falhou nos dois gols. Fora isso, o jogador mostrou qualidade usando os pés, reflexo e muitos aspectos semelhantes aos de Léo Jardim.

As falhas são naturais para o início de trabalho. Ainda mais para Ivan, que tem menos bagagem e experiência que Léo Jardim. Mas isso não deveria pesar na escolha de quem vai começar o clássico contra o Fluminense. Barbieri deveria dar prioridade se baseando na minutagem, preparação e ritmo de jogo. Aspectos que fazem o camisa 97 estar à frente na disputa.

Barbieri terá dor de cabeça para escolher o goleiro titular do Vasco para o clássico contra o Fluminense (Foto: Daniel Ramalho/VASCO)

Vale destacar que Ivan chegou ao Vasco por empréstimo junto ao Corinthians. Já Léo Jardim foi contratado em definitivo. Isto dá a entender que o goleiro revelado pela Ponte Preta precisa mostrar serviço para que o Cruz-Maltino exerça a opção de compra em definitivo.

Como o Campeonato Carioca é um laboratório para o Vasco, a tendência é que Barbieri defina no decorrer da competição qual será o goleiro titular para esta temporada. E nada que não possa ser mudado ao longo do ano.

O Vasco conta com dois grandes goleiros. De fato, o desempenho de ambos foi positivo e os dois ainda precisam de uma maior minutagem. Diante disso, é uma escolha justa se Ivan for testado antes de Léo Jardim na primeira prova de fogo do ano. Mas isso é uma "dor de cabeça" que quem terá é o técnico Maurício Barbieri.

Siga o Lance! no Google News