Depois de sondagens e recusas, o Vasco definiu um novo nome para assumir o comando da equipe. Velho conhecido, Vanderlei Luxemburgo voltou aos planos do clube e pode terminar a novela cruz-maltina que já dura mais de 15 dias. O LANCE! apurou que houve contato inicial entre representantes, mas nada concreto.
Luxa esteve entre os nomes cogitados inicialmente após a demissão de Alberto Valentim. No entanto, o treinador ainda encontrava resistência dentro de São Januário. Sem avançar com Dorival Júnior, Jorge Jesus, Diego Aguirre e Thiago Larghi, o nome do veterano voltou à realidade.
O último trabalho de Luxembrugo foi de maio e outubro de 2017, no Sport. Depois disso, ele até chegou a negociar com o Santos, por exemplo, mas não avançou. Desde a saída de Valentim, Marcos Valadares comanda o Vasco.
O Cruz-Maltino corre contra o tempo para iniciar logo um novo trabalho. Sem treinador e diretor de futebol, o clube quer se organizar antes da parada para a Copa América, quando pretende até fazer algumas mudanças no elenco.
Em enquetes feitas nas redes sociais, a maioria dos torcedores aprova a contratação de Luxemburgo. A reação da torcida é algo que a gestão já demonstrou ser importante. Após a demissão de Alberto Valentim, Alexandre Campello afirmou que a pressão dos torcedores foi determinante para a saída.