menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Pega de surpresa com saída de Zé Ricardo, diretoria do Vasco vai ouvir 777 para decidir o substituto

Barroca, Enderson, Renato Gaúcho... Dirigentes juntam os cacos e querem antecipar planejamento da futura gestora para decidir o novo comandante do time da Colina

Zé Ricardo e Carlos Brazil - Vasco
imagem cameraBrazil e Zé Ricardo: dirigentes estão decepcionados com saída do treinador (Foto: Rafael Ribeiro / Vasco)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 05/06/2022
15:51
Atualizado em 05/06/2022
16:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nem elenco, nem diretoria do Vasco ficaram sabendo com antecedência da decisão do técnico Zé Ricardo em pedir demissão na manhã deste domingo (5). Ainda estarrecidos, os dirigentes agora iniciam a busca por um substituto. Trabalho no qual a 777 Partners, futura gestora do clube, vai ter papel fundamental.


Segundo o LANCE! apurou, membros da comissão técnica fixa foram os primeiros a serem avisados pelo treinador, o auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras de suas saídas para o Shimizu S-Pulse, do Japão. Enquanto o gerente Carlos Brazil e o presidente Jorge Salgado eram avisados por telefone e se dirigiam ao CT Moacyr Barbosa para conversar com Zé Ricardo, uma reunião com o elenco trazia à tona a informação e o inevitável vazamento.

+ 'A semente está plantada', diz Zé Ricardo em carta de despedida do Vasco

O L! apurou que Salgado, Brazil e Zé Ricardo conversaram por menos de 15 minutos. Irredutível na decisão de ir trabalhar na Ásia, o treinador nem sequer comandou as atividades programadas para o elenco nesta manhã. Função que já ficou sob a responsabilidade do auxiliar Emílio Faro, que comandará a equipe no duelo ante o Náutico, às 19h (de Brasília), desta terça-feira (7).

O clima entre dirigentes e jogadores é de estarrecimento e chateação. A decepção vem pelo fato dos dois lados terem bancado o treinador em meio à crise vivida neste primeiro semestre com os resultados fracos do Campeonato Carioca, atuações abaixo da média na Série B e eliminação precoce na Copa do Brasil. Após a turbulência, contudo, o clube parecia ter entrado nos eixos com a invencibilidade e a atual quarta colocação na Segundona.

+ Gerente de futebol confirma auxiliar Emílio Faro como técnico do Vasco para duelo contra o Náutico

Líderes do atual elenco, como o goleiro Thiago Rodrigues defenderam publicamente Zé Ricardo após ele ter sido cobrado com certa veemência por integrantes de torcidas organizadas no aeroporto pela derrota ante o Juazeirense. Nenê, que se indispôs ao ser substituído na estreia na Segundona diante do Vila Nova, ouviu calado as broncas no vestiário, a perda da faixa de capitão e pediu desculpas ao treinador. Mais de cinco peças do plantel, como o contestado meia Bruno Nazário, chegaram à Colina por indicação de Zé Ricardo.

Salgado, Brazil e alguns vice-presidentes passaram toda a manhã reunidos no CT. Chocados, imaginariam um casamento de longa duração. E se sentem frustrados pela saída ter sido anunciada a dois dias de um duelo importante da Série B. Conselheiros informam nas redes sociais vascaínas que a proposta do Japão já estava em mãos antes do jogo ante o Grêmio, na quinta-feira (2). Algo negado pelo estafe do treinador.

Zé Ricardo deixa Vasco para assumir clube que luta contra o rebaixamento no Campeonato Japonês

Com a sensação de "juntar os cacos", começa agora a busca pelo substituto. Alguns nomes já aparecem, como Eduardo Barroca, atualmente no Avaí, e Enderson Moreira, demitido pelo Botafogo neste ano após conseguir o acesso com o rival. 

A verdade é que o Gigante da Colina sabe que a decisão passará pela 777. Com a anuência da diretoria, a futura acionista majoritária do futebol cruz-maltino deve antecipar o planejamento programado para ser implantado entre julho e agosto. Isso não significaria mudanças drásticas, apesar do histórico do fundo de investimentos. Mas há um acordo tácito para o assunto não ser trazido à tona para não gerar desgaste.

À reportagem, pessoas influentes da Colina apontaram que a parceira é contra solução "tampões". Ou seja, um técnico apenas para subir o clube e depois mudar tudo. O plano é trazer alguém dentro do radar para já iniciar o planejamento para 2023 adiante. Dinheiro para isso não será problema. E o nome de Renato Gaúcho foi apresentado. 

Seja como for, com um trabalho em três frentes (diretoria, Brazil e 777), só um consenso entre o trio e o sim do pretendido decidirá o novo técnico do cruz-maltino. A torcida, que já tinha perdoado Zé Ricardo e vive uma lua de mel com o clube, tem pressa.

TABELA
> Confira jogos, classificação e simule resultados da Série B-22
>Conheça o novo aplicativo de resultados do L!

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias