Preparador de goleiros da base do Vasco comanda aulas na CBF sobre a formação e evolução da posição

Ivan Garcez conta experiências que vivencia no Giggnte da Colina; evento contou com diversas personalidades do mundo do futebol

imagem cameraVasco é o último time no G4 da Série B (Foto: Reprodução/Instagram)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 10/10/2022
16:23
Compartilhar

Os goleiros brasileiros tem feito cada vez mais sucesso pelo mundo. E o destaque na formação e evolução da posição tem chamado atenção. Na última semana, o preparador de goleiros do sub-20 do Vasco e o coordenador metodológico da preparação de goleiros, Ivan Garcez, comandou aulas na CBF Academy abordando o tema para figuras conhecidas do futebol.

Entre os presentes estavam os ex-jogadores Fred, Thiago Neves, Edinho e Gilberto, além de Maurício Assumpção, ex-presidente do Botafogo.

- Além dos componentes físico, técnico, tático e psicológico, o componente estratégico é de fundamental importância no futebol atual. A partir da construção de exercícios (treino) através da análise do jogo e suas principais características, sendo desenvolvidas no contexto de imprevisibilidade e soluções para os diferentes problemas apresentados no jogo, proporcionando ações mais eficazes e obrigando a equipe adversária a jogar em condições desfavoráveis e consequentemente em melhores condições para nossa equipe - contou Ivan. E completou:

- Durante a aula da licença B, Fred, um dos maiores atacantes do futebol brasileiro passou um pouco da sua experiência falando das suas estratégias para vencer o duelo com os goleiros, assim como também dos comportamentos que os goleiros utilizavam e que criavam maiores dificuldades para ele.

Ivan Garcez tem passagens por Flamengo, Santos e Shandong Luneng-CHN. O profissional apresentou aos alunos as novas abordagens da função que tem no Gigante da Colina, como utilizar recursos de vídeos em treinamentos e jogos para os goleiros. Além de estudar o comportamento do goleiro adversário e apresentar aos meias e atacantes, com o objetivo é abastecer os jogadores com o maior número possível de informações, permitindo uma abordagem mais precisa na pressão aos goleiros, em duelos um contra um e na bola parada.

Siga o Lance! no Google News