A suspensão de Zé Gabriel pelo terceiro cartão amarelo deixou uma dor de cabeça para Ramon Díaz escalar o Vasco. O volante, que chegou a ficar dois meses sem ser relacionado por Maurício Barbieri, se tornou titular com o treinador argentino e sua ausência contra o Bahia, domingo, na Arena Fonte Nova, escancara a carência do elenco para a posição.
Como Medel foi recuado para a zaga e tem tido bom desempenho, Barros e Jair são os mais cotados para substituir Zé Gabriel. No entanto, possuem características diferentes. Ambos jogam de segundo volante e costumam guardar menos a posição, tendo como ponto forte a chegada ao ataque.
+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro
Por ser mais experiente, Jair sai na frente para jogar nesta função mais recuado. O jogador perdeu espaço após a chegada de Paulinho e não saiu do banco de reservas na derrota para o Palmeiras. Barros corre por fora, já que não joga desde a derrota do Vasco para o Flamengo, no dia 5 de junho. O jovem de 19 anos ficou quase dois meses parado por causa de uma lesão muscular. Com Ramon Díaz, foi relacionado nos últimos quatro jogos, mas não foi utilizado pelo treinador.
Mateus Carvalho também é volante, mas está no final da fila. Com Ramon Díaz, o jogador foi relacionado apenas contra Athletico-PR e Atlético-MG, porém não entrou em campo. Uma possibilidade ainda mais remota é deslocar Medel para o meio-campo e promover a entrada de Maicon. O zagueiro foi titular contra o Palmeiras, substituindo Léo, que cumpriu suspensão.
O jogo é tratado como uma verdadeira decisão, a primeira do mês de setembro, marcado por vários confrontos diretos na luta contra o rebaixamento.