Há quem diga que a tabela do Vasco em julho é ingrata. Os três primeiros jogos da equipe no Campeonato Brasileiro após a pausa para a Copa América são contra o Grêmio, neste sábado, fora; clássico com o Fluminense, em São Januário; e contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Porém, também há quem veja o copo meio cheio: o Cruz-Maltino deverá ter vantagem física nos três confrontos.
É lógico que o torcedor e os jogadores do Gigante da Colina gostariam de ainda estar na Copa do Brasil e de terem disputado a Copa Sul-Americana. Contudo, se tem lado bom de estar apenas numa competição no segundo semestre, o retorno aos trabalhos já é favorável.
O Tricolor Gaúcho encarou o Bahia, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Já o Tricolor Carioca pode vir a poupar alguns titulares porque terá jogo contra o Peñarol, no Uruguai, três dias depois da partida da semana que vem. O Verdão é o rival do dia 27. O time paulista, porém, terá o Godoy Cruz, pela Copa Libertadores, duas vezes: quatro dias antes e três depois do Cruz-Maltino.
Deste modo, por mais fortes que sejam os elencos dos adversários, os olhos - e, possivelmente, os melhores jogadores - estejam voltados para os jogos das competições mata-mata. Embora algumas equipes de relevantes participações recentes na Copa Libertadores também estejam na segunda metade da tabela, o próprio técnico vascaíno, Vanderlei Luxemburgo admite, publicamente, que o primeiro objetivo do Vasco é escapar do rebaixamento.
E se o objetivo é este, ampliar a vantagem já no retorno ao campeonato é a missão. Hoje, o Cruz-Maltino está somente um ponto acima do Z4. De volta a Luxemburgo, o treinador impôs maior rigor físico aos atletas - quando ele chegou, havia quase uma dezena de atletas acima do peso ideal. Mas Andrey foi elogiado quando, mais magro, fez até gol na vitória sobre o Internacional. Mas o volante não virou titular definitivo.
O aspecto físico é importante, o Vasco pode ter evoluído no período sem jogos e espera levar vantagem no mês corrente. Mas é com bola na rede que tudo vai se confirmar.