Um turno ao outro: Vasco evolui, mas ainda não está em paz com a torcida
Na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, equipe comandada pelo técnico Milton Mendes está mais perto do Z4 do que do G6. Missão é encontrar a paz rapidamente
Da primeira rodada do turno do Campeonato Brasileiro para do returno, em jogos contra o Palmeiras (em São Paulo goleada sofrida em maio por 4 a 0 e no Rio de Janeiro empate em 1 a 1 no último fim de semana), o Vasco evoluiu. Reforços chegaram a São Januário, como nomes importantes para o elenco, a exemplo de Ramon e Anderson Martins, mas ainda não está em paz com a torcida cruz-maltina (relembre em imagens os jogos já disputados pelos vascaínos na competição deste ano acima na galeria LANCE!).
Após ter conseguido o acesso à elite do futebol brasileiro no ano passado, os torcedores do Vasco sabiam que a equipe, hoje comandada pelo técnico Milton Mendes, não teria condições de brigar pelos títulos. Mas acreditavam, pelo número maior de vagas e qualidade do elenco no papel, que o Cruz-Maltino garantiria com facilidade uma vaga na Conmebol Libertadores. O que, porém, não está sendo observado.
O Vasco está na 13ª posição do Campeonato Brasileiro após 20 rodadas com 25 pontos conquistados. Longe do G6, mais perto do Z4. O jejum de quatro jogos sem vitória (no período acumulando somente dois pontos) atrapalhou o planejamento montado por Milton Mendes. Taticamente, o time cruz-maltino está melhor, reforçado, mas não vê os resultados na prática. O comandante garante que a confiança não foi perdida.
- Nós nunca perdemos a confiança pelos resultados, sabemos para onde queremos ir. Não significa que está tudo ruim quando perdemos duas vezes. Muitos jogadores não estiveram no primeiro jogo, tivemos mudanças - avaliou o técnico Milton Mendes em sua última entrevista coletiva antes de completar admitindo que o Vasco não está em um lugar que os torcedores esperavam e ciente de que poderia estar melhor:
- Estamos em um lugar onde não esperavam, e poderíamos estar melhor. Esse ponto, diante das circunstâncias, foi bom. Mas estivemos mais perto de vencer do que de perder. Daqui a pouco as coisas mudam novamente para nós. As pessoas que gostam do Vasco podem ter certeza de que nunca vamos desistir. Nosso plantel não é maduro, precisamos mesclar. Nessa linha que estamos tentando deixar a equipe mais forte para encarar a continuação deste ano.
Milton Mendes sabe dessas necessidades e as colocará em prática nos treinamentos a partir desta terça-feira, quando os jogadores se reapresentam em São Januário após um dia de folga depois do empate em Volta Redonda contra o Palmeiras. O fato de justamente ter perdido nas últimas rodadas como mandante (e nas próximas duas também) o estádio para os jogos influenciou. O Cruz-Maltino tem que encontrar um caminho para superar e enfim ficar em paz com cada um de seu torcedor.