O Vasco aceitou a proposta do Colo-Colo e vai emprestar o meia Palácios até o final do ano. No acordo, o clube chileno tem a opção de compra do jogador por 1,8 milhão de dólares (R$ 9,6 milhões na cotação atual). O valor foi o mesmo que o Cruz-Maltino pagou ao Internacional, em abril de 2022, por 70% dos direitos econômicos.
+ Confira as movimentações do Vasco no Mercado da Bola
A saída de Palácios sempre foi vista com bons olhos pelo Vasco, já que o chileno ocupa uma vaga de estrangeiro no elenco. O Regulamento Geral de Competições da CBF permite apenas cinco jogadores nascidos fora do Brasil entre os relacionados em uma partida no país. O Cruz-Maltino conta atualmente com o uruguaio Puma Rodríguez, o paraguaio Galarza e o argentino Orellano, que está prestes a ser anunciado como novo reforço.
+ Conheça Puma Rodríguez, novo lateral-direito do Vasco
O Colo-Colo cogitou contratar Palácios em novembro do ano passado, após o final da Série B do Brasileiro. O chileno, torcedor declarado do clube, chegou a dar declarações de que gostaria de voltar ao Chile, mas o interesse não evoluiu. O Vasco buscou analisar melhor o jogador nesta pré-temporada, mas a avaliação foi negativa, tanto no aspecto técnico, já que e meia não se destacou na temporada passada, quanto no aspecto disciplinar.
O Unión Española, time que revelou Palácios, também mostrou interesse na contratação do jogador. O clube chegou a entrar em contato através do técnico Ronald Fuentes. O treinador foi o responsável por lançar o meia e o comandou em seu melhor momento na carreira. No entanto, o poderio financeiro pesou a favor do Colo-Colo.
Palácios chegou com grande expectativa, mas não conseguiu se firmar. Foram 24 jogos pelo Vasco na Série B, cinco como titular, marcou um gol e deu uma assistência.