Mais um dia história para o combate ao racismo. Nesta quinta-feira (6), o Estado do Rio de Janeiro publicou a Lei 10.052 de 2023, que estabelece o dia 7 de abril como o dia de combate ao racismo no futebol.
Neste ano, o Vasco comemorou o marco, justamente no ano que é comemorado o centenário dos Camisas Negras e o seu legado na conquista do Campeonato Carioca.
+ Entenda como o acordo do Vasco com Serengeti e LCP vai impactar na busca por reforços nesta janela
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA PUBLICADA PELO VASCO:
"O Estado do Rio de Janeiro instituiu o “Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol”.
A Lei 10.052 de 05 de julho de 2023, publicada hoje no Diário Oficial, estabelece o dia 07 de abril como o dia de combate ao racismo no futebol, em referência ao ofício n.º 261 emitido pelo Club de Regatas Vasco da Gama, em 07 de abril de 1924, eternizado como a "Resposta Histórica".
Esse ofício afirmava a desistência do Vasco em participar da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) devido à exigência de exclusão de 12 jogadores, os lendários Camisas Negras, todos jogadores negros e brancos de baixa condição social.
O Vasco comemora esse ano o Centenário dos Camisas Negras (1923-2023) e seu legado na conquista do Campeonato Carioca e no estabelecimento como um dos maiores clubes do Brasil.
A luta contra o racismo no futebol, esporte e sociedade continua, e o Vasco se posiciona como agente atuante nessa luta, convocando seus torcedores a caminhar junto ao clube.
O Vasco é o legítimo clube do povo, símbolo da união entre povos e uma casa aberta a todas e todos.
O Vasco agradece à ALERJ e aos deputados que aprovaram esse novo marco no calendário do Rio de Janeiro.
Viva o “Dia da Resposta Histórica"!"