Vasco pode subir até mesmo com derrota para o Sampaio Corrêa; entenda

O Cruz-Maltino é o 3º colocado com 59 pontos, cinco de vantagem para o Ituano, que é o 5º

imagem cameraNenê e Gabriel Pec foram decisivos na vitória sobre o Criciúma (Foto: Armando Paiva / LANCEPRESS!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/10/2022
21:14
Atualizado em 27/10/2022
13:24
Compartilhar

O Vasco vive a expectativa de sacramentar o acesso na Série B já na próxima quinta-feira, contra o Sampaio Corrêa, em São Januário. O Cruz-Maltino é o 3º colocado, com 59 pontos, cinco de diferença para o Ituano, que é o 5º colocado, faltando duas rodadas para o fim da competição. As equipes se enfrentam na última rodada, em Itu, mas o desejo dos vascaínos é de que esse jogo sirva apenas para cumprir tabela.

As chances disso acontecer são enormes, tendo em vista que o Vasco garante o acesso até mesmo com uma derrota. Neste cenário, o Ituano (5º - 54 pontos) teria que empatar com o Londrina (6º - 53 pontos), no Estádio do Café, enquanto o Sport (7º - 53 pontos) não poderia vencer o Operário, em Recife. Vale lembrar que a Ilha do Retiro está interditada e o Leão jogará sem a presença do seu torcedor nesta partida.

Em caso de empate com o Sampaio Corrêa, o Vasco chegaria a 60 pontos, matematicamente não seria mais alcançado por Londrina e Sport (ambos com 53 pontos) e conquistaria a classificação para a Série A com a ausência de vitória do Ituano (54 pontos).

+ FAÇA A SIMULAÇÃO DAS ÚLTIMAS RODADAS DA SÉRIE B

Já com uma vitória, o Vasco chegaria aos 62 pontos, garantiria matematicamente o acesso, independentemente dos resultados de seus perseguidores. De acordo com o site Info Bola, o Cruz-Maltino possui 98% de chances de obter o acesso, contra 5% do Ituano, e 1% de Londrina e Sport.

Essa disparidade se explica pelo número de vitórias do Vasco em relação aos adversários, 16 contra 14. Esse é o primeiro critério de desempate da Série B. Sport e Londrina teriam que contar com o saldo de gols, mas ambos possuem apenas 2, contra 12 do Cruz-Maltino. Portanto teriam que vencer os dois jogos, tirar uma grande diferença de saldo e torcer para que o Vasco não some pontos. 

AMEAÇA REAL

O Ituano tem mais chances de acesso porque tem o confronto direto com o Vasco, que lhe daria a possibilidade de ultrapassá-lo, em casa, no Novelli Júnior, na última rodada. Para isso acontecer, terá que vencer o Londrina e torcer por uma derrota do Cruz-Maltino para o Sampaio Corrêa. Neste cenário, as equipes se enfrentariam com uma diferença de apenas dois pontos. 

Caso o Vasco empate com o Sampaio Corrêa, o Ituano segue precisando vencer o Londrina, mas vai chegar na última rodada dependendo do saldo de gols. O Ituano tem 7 gols de saldo, cinco a menos que o Cruz-Maltino. 

Vale destacar que na pior das hipóteses, o Vasco ainda poderia obter o acesso. Para isso acontecer, o Bahia não poderia somar pontos. O Tricolor de Aço é o 4º colocado com 58 pontos e enfrenta o Guarani (casa) e CRB (fora).

ACESSO SEM ENTRAR EM CAMPO?

O Sport deve ser julgado nesta semana pelo STJD pela invasão dos torcedores na Ilha do Retiro, no empate em 1 a 1 com o Vasco. Por causa da confusão, o Leão corre o risco de ser declarado o perdedor, o que daria ao Cruz-Maltino mais dois pontos e, consequentemente, o acesso matemático. 

Siga o Lance! no Google News