Com a publicação do projeto de lei no Diário Oficial da Câmara de Vereadores, o Vasco deu mais um passo importante para a tão sonhada reforma de São Januário. O clube precisa ainda da aprovação dos parlamentares para captar recursos através da transferência do potencial construtivo do estádio.
A obra está orçada em R$ 506 milhões e o Vasco já possui memorandos de entendimentos (espécie de pré-contrato) com empresas privadas que estão dispostas a obter o potencial construtivo de São Januário, de 197 mil m². A estimativa é de o clube consiga arrecadar com a área transferida cerca de R$ 500 milhões.
A previsão da reforma ficar pronta é de três anos. Estima-se que o valor final da obra aumente e por esse motivo, o Vasco colocou também o potencial construtivo da Sede Náutica da Lagoa para obter mais dinheiro.
No projeto de lei as duas operações possuem nomes diferentes para a obtenção dos recursos. Com São Januário o termo é "Transferência do Direito de Construir". Já com a Sede Náutica da Lagoa, é "Permissão de Construção Elevada". Como o nome deduz, visa construir apartamentos acima da sede, vendê-los e repassar o valor da arrecadação para as obras do estádio.
Vale destacar que o texto garante a manutenção de toda a construção existente, mantendo 60% do pavimento térreo para o Vasco guardar as embarcações utilizadas na prática do remo.
O que mais consta no projeto de lei
- A lei terá um prazo de 120 meses, contados a partir da sua publicação.
- Os recursos obtidos serão utilizados exclusivamente na reforma de São Januário
- O potencial construtivo de São Januário a ser transferido é de 197 mil m².
- Moradores próximos de São Januário e sócios do clube terão preferência na seleção e contratação para trabalharem na reforma do estádio.
- O acompanhamento das obras será feito pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar)
- Os recursos serão transferidos conforme o avanço das obras. Os primeiros 10% será destinado até 60 dias da publicação da lei. O restante vai ser liberado 20 dias corridos após a publicação dos relatórios.