Depois de dois anos disputando a Série B, o Vasco está de volta ao Campeonato Brasileiro, competição que conquistou por quatro vezes. Em processo de reconstrução após constituir uma SAF, o Cruz-Maltino tem o futebol sob a administração da 777 Partners e almeja retornar aos tempos de glórias. Só que a realidade de 2023 não indica que o time irá brigar pelo título.
O Vasco contratou 14 reforços, mas o elenco ainda possui carências. Além disso, o grupo se notabiliza por ser bastante inexperiente contando com 15 jogadores que poderão estrear no Campeonato Brasileiro. São os casos dos estrangeiros Puma Rodríguez, Capasso e Orellano, e os jovens oriundos da base, como Halls, Riquelme, Zé Vitor, Lyncon, Rodrigo, Andrey Santos, Marlon Gomes, Barros, Figueiredo, Erick Marcus, Eguinaldo e Rayan.
+ No retorno ao Brasileirão, Vasco tem apenas quatro remanescentes de 2020
Além dos estreantes, o elenco do Vasco possui muitos jogadores com pouca bagagem no Campeonato Brasileiro. Os goleiros são exemplos disso. Apesar de terem jogado na Europa e em grandes clubes do Brasil, Léo Jardim e Ivan juntos somam 10 partidas pela competição. Gabriel Pec tem mais de 100 jogos pelo Cruz-Maltino, mas apenas 24 destes são pelo Brasileirão.
De todo o elenco, apenas Jair conquistou o Campeonato Brasileiro. O volante foi titular durante toda a campanha do Atlético-MG, em 2021. Ao todo soma 116 jogos na competição, um dos três atletas do Vasco que possuem mais de 100 partidas disputadas. Os outros dois são Edimar (108) e Léo (146). Quando o assunto é bola na rede, Pedro Raul é artilheiro do elenco, com 26 gols na competição.
ELENCO DO VASCO NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Goleiro
Léo Jardim - 8 jogos
Ivan - 1 jogo
Estreante - Halls
Lateral-direito
Gabriel Dias - 89 jogos - 3 gols
Paulo Henrique - 43 jogos - 2 gols
Estreantes - Puma Rodríguez
Lateral-esquerdo
Edimar - 108 jogos - 1 gol
Lucas Piton - 56 jogos - 1 gol
Paulo Victor - 19 jogos
Estreante - Riquelme
Zagueiro
Léo - 146 jogos - 1 gol
Robson - 24 jogos
Miranda - 20 jogos
Estreantes - Capasso, Zé Vitor e Lyncon
Meio-campista
Jair - 116 jogos - 11 gols - 1 título
De Lucca - 38 jogos - 1 gol
Zé Gabriel - 33 jogos
Galarza - 11 jogos
Estreantes - Marlon Gomes, Barros, Rodrigo e Andrey Santos
Atacantes
Pedro Raul - 59 jogos - 26 gols
Alex Teixeira - 29 jogos - 4 gols
Gabriel Pec - 24 jogos - 1 gol
Vinícius - 18 jogos - 1 gol
Rwan Cruz - 17 jogos - 2 gols
Estreantes - Rayan, Erick Marcus, Eguinaldo, Orellano, Figueiredo