Vasco terá que superar retrospecto negativo e longo jejum contra o Bahia para voltar a vencer na Série B
Cruz-Maltino tenta melhorar desempenho como visitante, mas não vence o Tricolor, em Salvador, desde 2012. Dentro da Fonte Nova, o período sem triunfos é ainda maior: 35 anos
- Matéria
- Mais Notícias
Restam apenas treze rodadas para o fim da Série B e a reta final promete fortes emoções. Na busca pelo acesso, o Vasco tem oscilado na competição e terá a tarefa de encontrar o equilíbrio e ser mais consistente fora de casa. No domingo, o time precisará quebrar duas longas escritas contra o Bahia.
+ Após reunião com a Ferj, Vasco entra em acordo para o pagamento da dívida e registra SAF na entidade
Relacionadas
O Gigante da Colina não derrota o adversário em solo soteropolitano desde 2012. Na ocasião, a equipe carioca era dirigida por Cristóvão Borges e liderava o Brasileirão. No triunfo por 2 a 1, no Pituaçu, Juninho Pernambuco e Diego Souza estufaram a rede, enquanto Júnior descontou no fim.
+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro
Desde então, em várias competições como Brasileirão, Série B e Copa do Brasil, o Bahia saiu vitorioso e praticamente impôs uma soberania no confronto. Dessa forma, a equipe venceu em cinco oportunidades, com dois empates e nenhum revés. Nesses dez anos, foram 14 gols marcados e apenas um sofrido.
Entre essas sete partidas, quatro delas terminaram com a goleada do Esquadrão de Aço por 3 a 0. Em 2018, ambas mediram forças pela Copa do Brasil, Zé Rafael, Edigar Junio e Vinícius marcaram contra o Vasco, então dirigido por Zé Ricardo. Todos esses duelos pós-2012 foram realizados na Arena Fonte Nova, que foi reinaugurada em 7 de abril de 2013 para a Copa do ano seguinte.
+ Vasco entrega à CBF plano de medidas para combater o racismo
O retrospecto negativo em Salvador torna-se ainda maior se levar em conta apenas os jogos na Arena Fonte Nova. O Cruz-Maltino não consegue triunfar no estádio há 35 anos. O confronto era válido pela primeira rodada do Brasileirão de 1987 e proporcionou um hat-trick do baixinho Romário, com 21 anos na época.
Nos anos seguintes, as equipes ergueram, em seguida, a taça do Brasileirão. O Bahia se consagrou sob a batuta do ídolo Bobô em 88, enquanto o Vasco viu sua consistente campanha ser coroada com o gol de Sorato, no Morumbi. De lá para cá, os times se enfrentaram mais 13 vezes no Estádio, e o Tricolor venceu em 9 duelos e empatou em outras quatro oportunidades.
+ Vasco x Guarani: ingressos esgotados para duelo da 27ª rodada da Série B
O cenário atual reserva uma intensa disputa de ambos os times para permanecerem no G4 (apenas dois pontos os separam). No próximo domingo, às 16h, caberá ao Vasco não só melhorar seu desempenho longe do Rio, como conter a soberania tricolor em Salvador. Já são quatro jogos sem vencer fora de casa e três vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
CONFIRA OS ÚLTIMOS CONFRONTOS EM SALVADOR
Bahia 3×0 Vasco – 14ª rodada do Brasileirão 2020 – Arena Fonte Nova
Bahia 1×1 Vasco – 37ª rodada do Brasileirão 2019 – Arena Fonte Nova
Bahia 3×0 Vasco – 7ª rodada do Brasileirão 2018 – Arena Fonte Nova
Bahia 3×0 Vasco – oitavas de final da Copa do Brasil 2018 – Arena Fonte Nova
Bahia 3×0 Vasco – 21ª rodada do Brasileirão 2017 – Arena Fonte Nova
Bahia 1×0 Vasco – 23ª rodada da Série B 2016 – Arena Fonte Nova
Bahia 0x0 Vasco – 24ª rodada do Brasileirão 2013 – Arena Fonte Nova
ÚLTIMO TRIUNFO DO VASCO NA FONTE NOVA
Bahia 0x3 Vasco – 1ª rodada do Brasileirão 1987 – Fonte Nova
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias