Após quatro anos e dois meses, o Vasco voltou a vencer o Fluminense. Além dos três pontos importantes na luta contra o rebaixamento, o 4 a 2 deste sábado (16), no Nilton Santos, serviu para pôr fim ao tabu de 1519 dias.
A última vitória vascaína sobre o rival tricolor havia sido em julho de 2019, quando fez 2 a 1 também pelo Brasileirão. Desde então, os clubes haviam se enfrentado outras oito vezes, com quatro empates e quatro vitórias do Fluminense.
+ Já pensou em trabalhar com futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades
De 2019 para cá, como o Vasco jogou dois anos a Série B do Brasileiro, os rivais se encontraram com uma frequência menor. Antes deste sábado, o Vasco havia empatado um e perdido outro em dois clássicos em 2023.
Levando em consideração os clássicos disputados no Nilton Santos, o tabu era ainda maior. A última vitória vascaína sobre o Fluminense havia sido em 2015.
Historicamente, em Brasileiros, o Vasco leva ligeira vantagem no confronto. Ao todo são 62 jogos com 22 vitórias do Cruz-Maltino, 24 empates e 16 triunfos do Flu.
+ Vasco em 18º: confira a tabela atualizada do Brasileirão 2023
Com a vitória, o Vasco chegou aos 20 pontos na tabela do Brasileirão. A equipe segue na 18ª posição, mas está mais próximo de deixar a zona do rebaixamento.