A briga por medalhas na etapa de Yangzhou (CHN) do Circuito Mundial de vôlei de praia começou, nesta quarta-feira, com os jogos da fase de qualificação. Das quatro duplas brasileiras que estavam na disputa, três avançaram para o torneio principal: Ana Patrícia/Rebecca, Ângela/Carol Horta e Tainá/Victoria venceram se juntam à outros seis duetos já classificados pelo ranking.
A primeira vitória do dia foia a de Ana Patrícia e Rebecca sobre as canadenses Cruickshank/Dunn-Suen, por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-7. Na sequência Ângela/Carol Horta superou Kubickova/Kvapilova, da República Tcheca, por 2 sets a 0, parciais de 21-18 e 21-11. Por último, Tainá e Victoria passaram pela dupla japonesa Sakurako/Miyagawa por 2 sets a 0, com o placar de 21-9 e 21-14.
–Estamos muito contentes de estar aqui e avançar para o torneio principal. Estamos acostumadas a disputar o Circuito Brasileiro que tem um nível bastante difícil. Nosso time é bastante valente e não desiste facilmente. Estamos felizes com a classificação, e queremos dar o nosso melhor amanhã – contou a sergipana Tainá.
A única dupla masculina do Brasil na fase qualificatória foi Oscar/Luciano, que terminou derrotada por Popov/Gordieiev, da Ucrânia, por 2 sets a 0, parciais de 17-21 e 16-21.
Com as 32 duplas de cada naipe definidas, foram sorteados os grupos da chave principal, que começa nesta quinta-feira.
No feminino, seis duplas do Brasil estão na briga por medalhas. No grupo A, Bárbara Seixas/Fernanda Berti encara B Bai/Yuan Luvwen, da China e Ana Patrícia/Rebecca enfrenta Kravcenoka/Graudna, da Letônia. Josi/Lili está no grupo B e estreia contra as a dupla americana Flint/Day.
Pelo grupo C, Ângela/Carol Horta duela contra Hughes/Summer, dos Estados Unidos. No grupo F, Tainá/Victoria entra em quadra contra Betchart/Huberli, da Suíça.
Entre os homes, Pedro Solberg/Bruno Schmidt faz a primeira partida contra L Zhuoxin/W Zhou, da China, pelo Grupo B. No Grupo G, Alison/André enfrenta Szalankiewicz/Rudol, da Polônia e Guto/Saymon joga com Y Li/Wu Jianxin, da China.