Com um volume de jogo muito bom, belas defesas e boa cobertura do ataque, o Brasil derrotou a Rússia por 3 sets a 0 – parciais de 25/17, 25/21, 28/26 -, na noite deste domingo, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá (MT), no encerramento da quarta semana da fase classificatória da Liga das Nações masculina de vôlei.
Com o resultado, a Seleção confirmou vaga para a fase final do torneio – entre os dias 10 e 14 de julho em Chicago, nos EUA -, com três rodadas de antecedência.
A vitória colocou também o Brasil na liderança da competição, com 30 pontos (11 vitórias em 12 jogos), depois que o então líder Irã perdeu para a França por 3 sets a 0 neste domingo. Os iranianos são vice-líderes também com 30 pontos, mas um triunfo a menos. O Brasil é o único time até agora com apenas uma derrota na Liga das Nações.
A equipe verde-amarela parte nesta segunda-feira para Brasília (DF), sede da quinta e última semana da VNL. Os adversários serão a França, na próxima sexta-feira, às 20h; o Canadá, sábado, no mesmo horário; e a Itália, domingo, às 19h. O SporTV 2 transmite todas as partidas.
O oposto Wallace foi o maior pontuador do jogo, com 12 pontos, seguido por Lucarelli, com 11. Alan entrou com o Brasil perdendo o terceiro set, marcou cinco pontos, incluindo o ace que fechou o jogo. Pela Rússia, o destaque foi o central Iakovlev, com 10 acertos.
– A gente conseguiu errar pouco, que era nossa proposta contra eles. Erramos pouco saque, isso faz uma grande diferença, ainda mais contra a Rússia, os caras são grande, têm porte físico forte. Importantíssima a vitória. Nosso objetivo aqui em Cuiabá foi concluído com sucesso – disse o oposto Wallace.