Brasil estreia ‘engasgado’ na Liga Mundial
Seleção Brasileira enfrenta o Irã nesta quinta no Rio de Janeiro em nova tentativa pelo décimo título. Última taça foi erguida há seis anos
- Matéria
- Mais Notícias
Se na década passada a Seleção Brasileira masculina de vôlei foi dominante na Liga Mundial, na atual a equipe segue “engasgada” na busca pelo décimo título da competição. É com este sentimento que a equipe comandada pelo técnico Bernardinho estreia na edição 2016 do torneio.
O Brasil entra em quadra nesta quinta-feira contra o Irã, às 14h10 (de Brasília), no Rio de Janeiro, tentando quebrar um tabu. Quando a bola subir na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio, Murilo, Bruninho e companhia começarão a busca pelo primeiro título no torneio desde 2010. São seis anos de “seca” para uma equipe que se acostumou a ficar no lugar mais alto do pódio.
Na década passada, o Brasil venceu oito vezes a Liga Mundial em dez tentativas (2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). Mas a sequência triunfal parou no passado.
– Estamos há algum tempo engasgados na busca por esse decacampeonato, mas a preocupação maior é crescer, jogar bem e se sentir confiante durante a disputa da Liga para, em agosto, chegarmos no melhor momento – disse o técnico Bernardinho, em referência aos Jogos Olímpicos Rio-2016. A Liga Mundial servirá como uma preparação para o torneio olímpico, que o Brasil também não vence desde 2004.
Nesta semana, no Rio de Janeiro, o Brasil também enfrentará a Argentina, amanhã, e os Estados Unidos, no sábado. No total, a equipe fará nove jogos na primeira fase. A reta final será na Polônia, em julho.
A LIGA MUNDIAL 2016
Equipes
Doze times disputarão o título neste ano na Liga Mundial: Brasil, Argentina, Austrália, Bélgica, Bulgária, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Polônia, Rússia e Sérvia.
......................
Sistema de disputa
Na primeira fase, cada equipe disputará nove partidas, divididas em três semanas. Os cinco primeiros colocados mais a Polônia, país-sede da fase final, disputarão o título entre os dias 13 e 17 de julho.
......................
Seleção Brasileira
Bruninho e William (levantadores); Lucarelli, Murilo, Lipe, Douglas Souza e Maurício Borges (pontas); Lucão, Sidão, Eder, Maurício Souza e Isac (centrais); Wallace e Evandro (opostos); Serginho e Tiago Brendle (líbero).
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias