Brasil tem volta de Lucão em dia de classificação para a semi da VNL

Seleção masculina se garantiu com duas rodadas de antecipação

imagem cameraLucão estreou na Liga das Nações (FIVB Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo
Dia 21/06/2021
14:05
Compartilhar

O Brasil garantiu, nesta segunda-feira, vaga na semifinal da Liga das Nações Masculina de Vôlei 2021. Com o triunfo por 3 a 1 sobre a Itália - parciais de 25-19, 32-30, 22-25, 25-20 -, em Rimini, na Itália, a Seleção chegou às 12 vitórias e não pode mais ser alcançada pelo quinto colocado. O resultado manteve também a equipe do técnico Carlos Schwanke na liderança isolada da VNL com apenas uma derrota em 13 partidas - para a França.

Os brasileiros voltam à quadra nesta terça-feira, pela penúltima rodada da fase classificatória, para enfrentar a Alemanha, às 14h30 (horário de Brasília). Na quarta-feira, o Brasil encara a Rússia, às 16h, no encerramento da fase de classificação. 

Lucarelli foi o maior pontuador do jogo, com 21 pontos. Leal marcou 20.  Pela Itália, os destaques foram Michieletto, com 20 acertos e Recine, com 17.

Foi a primeira vez que Schwanke escalou o Brasil completo, com a formação que teoricamente será a titular em Tóquio, com Lucão em quadra. O jogador não participou das primeiras quatro semanas da competição. O restante da equipe foi: Bruninho, Wallace, Maurício Souza, Leal, Lucarelli e Thales (líbero). Entraram: Maurício Borges, Cachopa, Douglas, João Rafael e Alan.

A Itália optou por disputar a Liga das Nações com um time B - a equipe principal ficou treinando separadamente para os Jogos de Tóquio. E a jovem equipe mostrou muita habilidade e um ótimo fundo de quadra. O Brasil não fez uma grande partida, de maneira geral. O bloqueio e a virada de bola não foram eficientes nos segundo e terceiros sets, principalmente. 

Depois de não dar o menor trabalho na primeira parcial, a Seleção Italiana - que venceu a França por 3 a 2 - cresceu no bloqueio, empatou o jogo em 21 a 21, salvou seis match points, mas acabou perdendo por 32 a 30. A Itália manteve o bom volume de jogo no terceiro set, amortecendo os ataques brasileiros e pontuando nos contra-ataques. Venceu por 25 a 22. Melhor no ataque e no saque, o Brasil abriu 17 a 10 na quarta parcial, mas deixou novamente o nível do side out cair e a Itália aproveitou para dar trabalho e diminuiu a diferença: 14 a 18. Com Maurício Borges em quadra, fechou o set em 25 a 20, o jogo em 3 a 1 e carimbou a vaga na semifinal.

Siga o Lance! no Google News